Famílias para o Conjunto Habitacional Jardim das Américas foram sorteadas nesta quarta-feira

Na noite desta quarta-feira, 10, foi realizado o sorteio de 48 famílias, que foram contempladas com a habitação própria, através do programa Minha Casa Minha Vida, no Conjunto Habitacional Jardim das Américas, sendo que previamente 262 cadastros já atendiam mais de três critérios de seleção, dando direito ao acesso direto ao imóvel.

Secom Prefeitura de Irati
Este processo foi feito para as famílias do Grupo II – famílias devidamente cadastradas no Departamento de Habitação que durante a pré-seleção (visitas domiciliares e atendimentos pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social) atingiram de um a dois critérios.
Participaram do sorteio ao todo 214 famílias que compõem o Grupo II. Além das 48 pessoas contempladas com a moradia, mais 93 foram sorteadas, para fazer parte do cadastro de reserva, pois caso um dos 310 processos documentais enviados para a Caixa Econômica Federal sejam recusados pela agência, será automaticamente enviado a indicação dessas famílias que compõem o cadastro de reserva.

As casas devem ser concluídas até o final de 2014, para que aí então os contemplados passem a residir em suas novas moradias. O Prefeito Municipal Odilon Burgath, fala da alegria de poder estar entregando habitação digna para as famílias que foram selecionadas. “Através do programa Minha Casa Minha Vida estamos podendo realizar o sonho dessas pessoas, e é um investimento que está sendo feito para que cada vez mais possamos melhorar a qualidade de vida das famílias de nossa cidade. Também será realizada a pavimentação na Rua das Perdizes que dará acesso ao local, e estamos trabalhando para que possamos ampliar, já no próximo ano, o número de moradias, numa nova parceria com a Caixa Econômica Federal”, explica Odilon.

A Secretaria de Assistência Social, há um ano está fazendo o trabalho de cadastramento e documentação, para que essas famílias pudessem ser selecionadas corretamente. “Trabalhamos intensamente para cumprir os prazos determinados, selecionando as famílias que se enquadrem dentro dos critérios necessários. A conquista da casa própria é um sonho para muitos, e hoje pudemos ter a felicidade de ver essas famílias sendo sorteadas”, relata a Secretária de Assistência Social, Karen Quooss Seidel.

O Departamento de Habitação ainda ressalta que se por ventura, o beneficiário cadastrado for sorteado e não esteve presente no dia da reunião, terá seu nome registrado em Ata e seu processo/cadastro será montado e enviado para a Caixa Econômica Federal normalmente.


Jardim das Américas
O empreendimento, localizado no bairro Alto da Lagoa, terá ao todo 310 casas, com aproximadamente 40m², tendo dois quartos, sala e cozinha conjugadas e banheiro. Ressalta que primeiramente 262 casas foram destinadas para o Grupo I, famílias que atingiram de três a cinco critérios no processo de seleção.
Entre essas que compõem o primeiro grupo estão incluídas as famílias prioritárias, conforme a Portaria 595 do Ministério das Cidades. Sendo, idosos; pessoas com deficiência e pessoas que residam em área de risco.

Critérios de seleção

Critérios Nacionais
- Famílias residentes em área de risco;
- Famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar;
- Famílias que façam parte das pessoas com deficiência

Critérios Municipais
- Famílias com residência pelo no mínimo dois anos no município
- Famílias que preferencialmente habitem/e/ou trabalhem próximo a região do empreendimento;
- Famílias que apresentem menor renda per capita no valor de até R$250,00 de acordo com o número de membros que compõem a família em questão


Secom Prefeitura de Irati