Artista de Irati conquista oito títulos em concursos de acordeon

Tocar um instrumento musical exige muito talento e dedicação, desde a afinação de um violão, até um solo de guitarra. O Iratiense Thiago Geniplo Ferreira, leva o nome de sua cidade por todo o Brasil, com sua gaita, de 120 baixos, conquistando títulos pelo país.

 
Secom Prefeitura de Irati
Thiago começou a tocar gaita, aos 12 anos, após se apaixonar pelo instrumento vendo seu amigo. “Em 2011 eu comecei a fazer aula, mas o gosto veio desde pequeno, quando tinha um amigo que sempre tava tocando e eu gostava de apreciar ele, então até hoje toco o instrumento”, conta Thiago.
Em três anos se dedicando ao acordeon, o Iratiense já conquistou oito títulos, em onze participações em concursos pelo Brasil. Em 2013, Thiago concorreu nacionalmente no Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha, alcançando o quinto lugar.

A mãe de Thiago conta que inicialmente ele começou a tocar com uma gaita que ganhou de seu avô. “Ele ganhou do vô dele uma gaitinha de oito baixos, aí começou a tirar umas musiquinhas e mostrou interesse de querer aprender aí a gente foi e compramos uma maiorzinha pra ele, e aí então começou a fazer aula. Logo essa outra já ficou pequena, até que compramos uma de 120 do jeito que ele quis, mandamos fazer a gaita do seu jeito para poder participar dos concursos, e ele é alegria da gente, só se dedica ao estudo e a gaita,” relata Scheila Ferreira.

Um dos objetivos da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico é de incentivar os talentos de Irati. “Além de estarmos fortalecendo os patrimônios naturais e culturais de nossa cidade, estamos valorizando esses artistas que através do seu talento e dedicação carregam o nome de Irati para todo o país, e o Thiago é um exemplo disso, em todas as competições que participa ele leva o nome de seu CTG Terra dos Pinherais e de nossa cidade”, relata a Secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, Claudete Basen. 

Confira os concursos que Thiago participou:

Dia – Mês - Ano
Concurso
Local
Colocação
26 e 27 de novembro de 2011

Inácio Martins - PR
1° lugar
13 a 15 de julho de 2012

Irati - PR
1° lugar
4 a 5 de agosto de 2012

Quedas do Iguaçu - PR
2° lugar
7 a 9 de setembro de 2012

Cascavel – PR
1° lugar
13 e 14 de outubro de 2012

Colombo - PR
1° lugar
30 de novembro a 2 de dezembro 2012
Fepart
Pato Branco - PR
1° lugar
18 a 21 de julho de 2013
Fenart
Jataí – Goiás
3° lugar
5 e 6 de outubro de 2013

Colombo - PR
1° lugar
1 a 9 de fevereiro de 2014
Rodeio Internacional
Vacaria – RS
5° lugar
1 a 3 de agosto de 2014

Pontal do Paraná – PR
1° lugar
13 e 14 de setembro de 2014
Rodeio Nacional
Francisco Beltrão – PR
1° lugar

Secom Prefeitura de Irati