Irati tem novos Conselheiros Municipais de Cultura

Nesta sexta-feira, 1°, aconteceu o 1° Encontro dos Artistas Iratienses e a Posse do Conselho Municipal da Cultura, no Centro Cultural Clube do Comércio. O evento contou com a participação de representantes dos diversos grupos de referência de Irati, como Ivan Kupalo, XV de Julho, Grupo de Teatro Ir a Ti/Unicentro, artistas e agentes culturais. Além da apresentação do grupo de Coral Gaudeamus in Domino e da Banda Rádio Radar.

@Secom Prefeitura de Irati
 A solenidade foi uma oportunidade para que os grupos artísticos da cidade apresentassem sobre o panorama e as necessidades, para que haja a manutenção cultural da cidade aos representantes do executivo. “Temos a intenção de realizar mais reuniões entre os artistas e agentes culturais. Será um espaço democrático, dando abertura a todos os segmentos artísticos e culturais, dentre eles, música, dança, artes plásticas, literatura e artes cênicas, precisamos nos fortalecer, administração pública trabalhando com parcerias, instituições e a iniciativa privada ” explica a Secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, Claudete Basen.

Conselho Municipal de Cultura
Ao todo foram empossados onze representantes da cultura Iratiense, divididos entre governamentais e não-governamentais, que auxiliarão o poder executivo municipal e os grupos artísticos da cidade na preservação e difusão da Arte e da Cultura do município. Além dos conselheiros oficiais, foram empossados mais onze suplentes. O Prefeito Municipal, Odilon Burgath, parabenizou os novos conselheiros empossados no evento. “Vocês têm um dos maiores desafios da nossa cidade, porque pensar nas diretrizes culturais de Irati, e auxiliar nas licitações públicas municipais, são grandes desafios que vocês terão a partir de agora. E também pensar em tudo aquilo que nós podemos melhorar em termos de estrutura e de fortalecimento das organizações culturais de nossa cidade. Com isso, eu sei que trabalhando juntos, podemos tornar nosso município cada vez mais forte culturalmente ” ressalta Odilon.
O município terá com o Conselho a oportunidade da discussão e a deliberação de Ações Artísticas e Culturais na cidade. A posse é uma etapa posterior à Conferência Municipal de Cultura e tem como objetivo sistematizar a Cultura. “É um processo que visa o desenvolvimento cultural da nossa cidade e também a valorização dos grupos de referência e agentes culturais do município; isso traz desenvolvimento social, econômico e humano. Também temos o objetivo de elaborar o Plano Municipal de Cultura para os próximos dez anos e fazer cumprir o Fundo Municipal de Cultura, ” conclui Claudete

Secom Prefeitura de Irati