1° Festa da Padroeira de Irati traz show com Padre Antônio Maria

Irati, interior do Paraná, investe no turismo religioso do município criando a 1ª Festa da Padroeira, Nossa Senhora da Luz.


O dia 8 de setembro é marcado nacionalmente, como o dia de Nossa Senhora da Luz.  O culto a Nossa Senhora da Luz foi difundido pelos Jesuítas e Beneditinos e assim deu origem a diversos Santuários, Igrejas, Paróquias e Capelas. No Paraná, a devoção chegou por volta do ano de 1659, onde seria fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Em Irati, no ano de 1904 segundo os registros históricos foi construída a primeira Capela de Irati, em homenagem a Nossa Senhora da Luz, localizada onde hoje situa-se a Praça da Bandeira. 

@Divulgação
 A padroeira sempre esteve presente em todos os momentos históricos do munícipio de Irati. E em 2014, após a maior catástrofe natural da história da cidade, o dia 8 de setembro será comemorado com diversas festividades com a criação da 1° Festa da Padroeira. “Queremos lembrar que esta é uma data muito importante para o município. Este é um evento que foi sugerido por todas as Paróquias de Irati e acolhido com muita satisfação pela nossa administração. A nossa gestão sempre está de portas abertas para todas as manifestações religiosas e eventos festivos que venham a contribuir com o município. E, diante de uma história tão rica e bonita, a nossa padroeira merece uma festa à altura de sua importância,” destaca o Prefeito Municipal de Irati, Odilon Burgath.


A festa terá como principal atração o Show do Padre Antônio Maria, interprete de diversos sucessos católicos, como: É bom ter família; Sonda-me; Pegadas na Areia; e Ninguém te ama como eu

@Divulgação
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Estanislau Fillus, destaca a importância da festividade, para a economia do município. “Com essa festa vamos dar início ao nosso projeto de implantar o turismo religioso no munícipio de Irati. Além disso, faremos outros projetos a partir de agora para fortalecer esse importante ponto de nossa cidade.” explica Fillus.

Os ingressos para o show do Padre Antônio Maria estarão à venda em toda a rede dos Supermercados Ivasko. O valor é de R$20,00 + 1 kg de alimento, porém, na compra antecipada todos pagarão meia entrada, R$10,00, mais um quilo de alimento. 

A festa, começa já no domingo, com a Missa na Colina Nossa Senhora das Graças e a Benção da Capela de Nossa Senhora da Luz em ato religioso que promete movimentar os hotéis da cidade. “Com a 1ª Festa da Padroeira de Irati, somada a rica arquitetura religiosa e variadas manifestações, a maior imagem de Nossa Senhora das Graças do mundo, buscamos alavancar o turismo religioso em Irati”, relata o Diretor de Turismo e Eventos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, José Basílio Salomão.

Toda a rede hoteleira estará pronta para atender os turistas que virão participar da festa da padroeira, o hotel oficial do evento é o Sollievo, mas, toda a rede hoteleira estará esperando os religiosos.
A renda dos ingressos será toda revertida para a Provopar, e os alimentos adquiridos serão todos revertidos em forma de doação, para Provopar e para entidades sociais do município de Irati.
A animação da 1° Festa da Padroeira ficará por conta de Sassá Oliveira e contará com o reforço da juventude do Treinamento de Liderança Cristã, que estará convocando a todos os jovens que passaram pelas edições do grupo para um encontro no período da tarde.

“No dia 08, a Capela de Nossa Senhora a Luz será carregada pelos cavaleiros através de um Cordão da Fé até a Matriz Nossa Senhora da Luz, onde haverá missa e almoço comunitário, a partir das 15h00min no Estádio Municipal haverá uma programação variada com atividades recreativas e culturais, encerrando com o show do Pe. Antônio Maria”, complementa Salomão.

Secom Prefeitura de Irati

Confira a Programação da 1° Festa da Padroeira

07/09
16:00hr Missa na Colina Nossa Senhora das Graça / Benção da Capela de Nossa Senhora da Luz em ato religioso

08/09
08:00hr Cordão da Fé com Cavaleiros. Saída Colina Nossa Senhora das Graças em direção a Matriz Nossa Senhora da Luz.
10:00hr Missa da Padroeira, Paróquia Nossa Senhora da Luz
12:00hr Almoço Comunitário, Paróquia Nossa Senhora da Luz
15:00hr Abertura dos Portões do Estádio Municipal com atividades culturais - bandas e sorteios de prêmios
16:00hr Encontro do TLC com atividades musicais  
20:00hr Show com Padre Antônio Maria no Estádio Municipal