Lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015 é realizado em webconferência - Jornal Iratiin

Recente

Home Top Ad

Post Top Ad

domingo, 13 de julho de 2014

Lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015 é realizado em webconferência

@Thaís Siqueira
 Na quarta-feira (02), no Colonial Palace Hotel, visando ampliar a divulgação do Plano Safra 2014/2015 da Agricultura Familiar e outras políticas públicas do Pronaf, o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SEAB), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Banco do Brasil, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA/DFBA-PR) e a Secretaria Municipal Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar de Irati realizaram uma web conferência de lançamento simultâneo.

A webconferência foi transmitida de Curitiba e aproximadamente 3 mil pessoas participaram do debate em 26 salas de recepção pelo interior do estado do Paraná. Entre os participantes, lideranças de sindicatos, agentes de crédito e de assistência técnica e extensão rural, além de técnicos e representantes de organizações de representação de pequenos produtores rurais.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Irati, Alceu Hreciuk, comenta que a web conferência foi um dia muito especial para todo estado do Paraná. O evento reuniu aproximadamente 70 pessoas entre profissionais da Emater, prefeituras, cooperativas, agentes financeiros, lideranças sindicais, agricultores e representantes dos conselhos municipais, que puderam ouvir e discutir as novas propostas do Plano Safra, que já entrou em vigor.

Alceu comentou os benefícios para o município de Irati. “Esperamos com a web conferência, que foi um lançamento em tempo real, disponibilizar maiores informações para os nossos agricultores e também para os agentes financeiros, para se atualizarem.

O Plano oferece muitos benefícios para os produtores do município de Irati, e é esse o nosso objetivo, ajudar no crescimento dos mesmos”, diz. Segundo o coordenador de agricultura da Emater, Altair Ganz, do Plano Safra 2013/2014 para o 2014/2015 mudou pouca coisa. “Ampliou bastante a liberação de recursos para os jovens.

Agora é possível que eles tenham acesso ao crédito, desde que seus responsáveis possuam uma Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e então, com isso, ele pode pleitear crédito de até R$ 15 mil, durante 3 meses. Isso é muito importante para a nossa região, porque estamos em uma fase em que os jovens estão assumindo, de fato, a liderança dos seus empreendimentos rurais”, explica.

Outra mudança foi a ampliação na linha de crédito e recursos para o agricultor familiar para até R$ 150 mil. “Acredito que todos os agricultores interessados no crédito terão muitos benefícios e agora o modo de conseguir os benefícios, está de forma mais facilitada que N antes. Acredito que nenhum agricultor vai ficar de fora”, comenta Altair. Cláudio Ramos, secretário da Agricultura destacou que as parcerias fazem a diferença para que os agricultores possam ser beneficiados. “Nós como entidade pública, independente se é federal, estadual ou municipal, temos a obrigação de fazer os créditos realmente chegarem para os agricultores. A família, quando tem uma possibilidade maior de fazer investimentos e melhorias em sua propriedade, gera sustentabilidade para ela própria”, defende.

Por Thaís Siqueira