Copa Paraná de Downhill ocorreu em Irati

Irati virou a casa do Downhill paranaense no último final de semana. A terceira etapa da Copa Paraná de Downhill aconteceu nos dias 19 e 20 e atraiu mais de 100 competidores à Chácara do Gavlak, no Nhapindazal. O evento foi realizado pela Cicles Guarani em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes. Emerson Rogal, um dos organizadores da etapa, explicou que os preparativos começaram há três meses. “Estávamos empenhados nisso há muito tempo e queríamos realizar um ótimo evento. É a primeira vez que a Copa é realizada aqui. Já tivemos outros campeonatos de nível estadual no município e eles também tiveram grande sucesso”, diz.


@César Delong
Fábio Rodrigo Barby, participante e um dos organizadores do track builder da competição – desenvolvimento da pista –, ressalta a importância do evento ter sido em Irati. “É o campeonato mais importante da modalidade no Paraná. Temos condições e força de vontade para realizar tanto eventos estaduais como nacionais e, o mais importante, acreditamos no esporte”, completa. A modalidade é um subtipo do Mountain Bike, que surgiu na década de 70, e tem como objetivo descer mais rapidamente um determinado percurso. Fábio conta que iniciou no esporte por influência do MotoCross. “Entre 2000 e 2001 comecei praticando o Freeride, que utiliza pistas com vias e saltos variados, diferente do Downhill, onde a competição é pelo menor tempo de um ponto a outro e a pista é limitada a uma única trilha. Ganhei minha primeira bicicleta com seis anos de idade e, desde então, nunca mais me desliguei do esporte”, explica.

Ele conta que o trabalho de organizar o track builder começou como hobby. “Sempre gostei de criar e montar pistas de bike, com rampas, curvas, pontes, paredões etc. E o que era brincadeira acabou se tornando coisa séria”, completa. Atualmente, Fábio compete na categoria Master – acima dos 30 anos – e avisa: não é moleza. “Engana-se quem acha que é uma categoria fácil, pois os competidores desta categoria são a Elite de alguns anos atrás e são pilotos com mais de 10 anos de experiência, então, o nível é bastante elevado”, fala.

Fábio explica que o Downhill em Irati passa por uma boa fase. “Temos pessoas sérias envolvidas, pilotos ajudando e empresas ajudando. Portanto, tem tudo para continuar dando certo”, completa. Emerson fala que o esporte pode trazer muitos benefícios, apesar de causar medo em um primeiro momento. “O nosso esporte é radical e por isto é olhado com espanto por muitas pessoas, mas depois que elas conhecem, descobrem que é muito bom. Todo e qualquer esporte feito com disciplina faz bem e traz benefícios”, finaliza.

A quarta etapa da Copa Paraná de Downhill acontece em Campo Largo, nos dias 09 e 10 de agosto.

Kyene Becker