Prefeito Odilon Burgath explica a suspensão do Rodeio de Irati



O prefeito Municipal de Irati, Odilon Burgath, anunciou na quinta-feira (12) a suspensão do Rodeio de Irati. Ele explica que todos os esforços do  poder público se concentrarão em atender as famílias vítimas das enchentes. "Peço o entendimento da nossa população de que por conta de todo ocorrido, decidimos suspender o rodeio. Não estou dizendo cancelar. Talvez no final do ano, ou mais a frente, façamos,  depois que tudo se estabilizar", destacou Burgath, durante entrevista.

 Hoje Centro Sul: Devido às enchentes, qual foi o prejuízo para a cidade de Irati?
Odilon Burgath: Em Irati, o prejuízo estimado foi da ordem de 10 milhões só nos prédios públicos, considerando que essa estimativa foi realizada apenas com alguns acessos importantes entre centro e bairros, pontes que caíram, perda de bueiros e estruturas que precisam ser recuperadas.Felizmente, não existem mais pessoas nos abrigos. Nós estamos recebendo ajuda de diversos voluntários, secretarias, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, enfim, uma grande força-tarefa que tem auxiliado o município.

Hoje Centro Sul: Após a enchente, o rodeio ainda será realizado?
Odilon Burgath: Nos temos um evento tradicional que é o Rodeio de Integração. Trabalhamos, no ano passado, com um grande fluxo de pessoas de todo Paraná e outros estados, com o principal Rodeio Crioulo do Estado do Paraná. O investimento no Rodeio é em torno de R$170 mil e seria realizado nos dias 18, 19 e 20 de julho. Mas, nesse momento em que temos tantas coisas para reconstruir, tantos recursos que devem ser disponibilizados para amenizar o sofrimento das famílias, não será possível realizar esse evento.
Nos reunimos com o vice-prefeito Renato Berger que é coordenador geral do Rodeio e com integrantes dos CTG’s e tomamos esta decisão considerando tudo aquilo que temos para reconstruir em nossa cidade.
Peço o entendimento da nossa população de que por conta de todo ocorrido, decidimos suspender o rodeio. Não estou dizendo cancelar. Talvez no final do ano, ou mais a frente, façamos,  depois que tudo se estabilizar.

Hoje Centro Sul: E o show que estava programado para comemorar o Aniversário do Município, também será suspenso?
Odilon Burgath: Reservamos R$50 mil para realizar o show aberto ao público no dia 15 de julho, mas em função das chuvas esse recurso será destinado para a recuperação de Irati. Então não haverá mais o show, foi cancelado. Para isso, peço a compreensão e o entendimento do povo iratiense, pois em função das fortes chuvas que atingiram Irati, no momento a prioridade é o atendimento humanitário às famílias e a reconstrução da infraestrutura da cidade e das casas.

Texto: Thais Siqueira / Hoje Centro Sul
Fotos: Arquivo