Diversas estradas rurais de Irati estão intransitáveis

Os danos que ocorreram nas estradas rurais de Irati, em virtude das fortes chuvas dos dias 06, 07 e 08 são significativos, o que têm prejudicado a vida dos agricultores iratienses.

Em algumas localidades, como em Faxinal dos Neves – situada há mais de quarenta quilômetros da sede do município –  alguns produtores rurais estão impossibilitados de chegar até as roças para efetuar a colheita.

O produtor rural Nestor Burack conta que a estrada que dá acesso a sua lavoura de milho e verduras orgânicas ficou intransitável. Houve desmoronamento de encostas dos morros e das bases da estrada rural, que cedeu e mudou de lugar – ficando a cerca de quatro metros do traçado original. Com isto, em muitos pontos, formaram-se degraus e crateras.

Burack comenta que precisará do apoio do Maquinário da Prefeitura Municipal de Irati para poder restabelecer a rotina normal de trabalho e não perder o milho que plantou na área, atualmente, isolada. “ Tô com o milho sem quebrar, não passa na estrada pra cima”, afirma o agricultor, contando ainda que há outros produtores que também utilizam a estrada para ter acesso as suas lavouras.

No último dia 12, em entrevista coletiva, o prefeito Odilon Burgath anunciou que o Rodeio de Irati foi cancelado para que os serviços do poder público e os equipamentos do Parque de Máquinas se concentrem no apoio às famílias atingidas pelas fortes chuvas.
E não se trata apenas do investimento financeiro que estava destinado às festividades. As mesmas máquinas que seriam necessárias para deixar a estrutura do CTG apropriada para o Rodeio têm de ser utilizadas nos trabalhos nas estradas rurais.

Na localidade de Faxinal dos Neves, o maquinário do Município será essencial para reconstruir as estradas.

O agricultor Nestor Burack é um dos iratienses que ficou satisfeito com a decisão de Burgath em concentrar esforços para dar atendimento às pessoas que moram em áreas atingidas pelas chuvas e não em festividades. “Em primeiro lugar as estradas para tirar  os produtos [e não a festa do Rodeio]”, finaliza o agricultor.

A equipe do Jornal Hoje Centro Sul esteve no Faxinal dos Neves no dia 13/06/2014 e conversou com várias pessoas lá, entre elas a esposa do Sr Nestor, D. Margarida. Todas afirmaram a nossa equipe que o corrido se deu devido às chuvas torrenciais  dos últimos dias.

Texto e fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul