Quatro mil embalagens de agrotóxicos são recolhidas em Rio Corrente de Cima

A primeira etapa da coleta de embalagens de agrotóxicos nas localidades rurais, realizada pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar de Irati e a Associação Centro Sul de Revendedores de Agroquímicos (Acesa), retirou quatro mil recipientes das propriedades da região de Rio Corrente de Cima. A expectativa é que neste ano o recolhimento de embalagens tenha um aumento de 15% em relação a 2013.


Secom Prefeitura de Irati
O secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Claudio Ramos explica que após a coleta, as embalagens são encaminhadas para o entreposto da Acesa, que integra o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), uma entidade sem fins lucrativos voltada a promover, em todo o Brasil, a correta destinação das embalagens vazias de defensivos agrícolas.
“As embalagens ficam armazenadas em bags e passam em seguida por uma seleção: as que foram submetidas corretamente a tríplice lavagem são encaminhadas para a reciclagem, já aquelas contaminadas (com restos de defensivos) vão para a incineração em local apropriado. Esse projeto mostra o comprometimento que a Secretaria tem com a preservação do meio ambiente e do espaço do qual o agricultor obtém a sua fonte de renda”, destaca Ramos.

A estimativa da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar é que com a inclusão de mais duas comunidades no projeto, este ano o recolhimento de embalagens tenha um incremento em torno de 15%. “Em 2013 foram retirados 49 mil recipientes, como ampliamos a abrangência da coleta, esperamos atingir 60 mil embalagens neste ano”, complementa o secretário.
O principal objetivo da coleta é fornecer o suporte técnico necessário para que os produtores possam retirar as embalagens das suas propriedades. “A Secretaria dá essa condição para o agricultor porque de acordo com a legislação ele não pode transportar essas embalagens de carro, por exemplo, é passível até de penalidade fazer isso. E acima de tudo, estamos buscando proporcionar ao nosso produtor rural uma melhor qualidade de vida”, ressalta Ramos.

Cronograma de coleta
O projeto teve início na quinta-feira, 08, e se estendeu a todas as comunidades do entorno de Rio Corrente de Cima. Os agricultores devem ficar atentos às datas e aos locais em que será feito o recolhimento na sua comunidade. As coletas são feitas das 9h às 15h. Confira o cronograma:
- 15 de maio (quinta-feira): Serra do Nhapindazal, no Barracão Danilo Schneider
- 22 de maio (quinta-feira): Itapará, no Pavilhão da Igreja Católica
- 29 de maio (quinta-feira): Caratuva I e II, no Pavilhão Igreja Caratuva II
- 05 de junho (quinta-feira): Arroio Grande, Próximo a Igreja
- 10 de junho (terça-feira): Cerro da Ponte Alta, em frente à Igreja Ucraniana
- 17 de junho (terça-feira): Água Mineral, no Pavilhão Igreja
- 26 de junho (quinta-feira): Governador Ribas, na associação em frente a Igreja Ucraniana
- 03 de junho (quinta-feira): Gonçalves Junior, na Cooperativa Girassol
- 10 de julho (quinta-feira): Mato Queimado, no Pavilhão da Igreja
- 17 de julho (quinta-feira): Barra do Gavião, Faxinal dos Ferreiras e Papuã dos Fiori, na Associação de Faxinal dos Ferreiras
- 24 de julho (quinta-feira): Serra do Papuã e Serra dos Nogueiras, na Antiga Escola
- 31 de julho (quinta-feira): Faxinal dos Mellos, no Pavilhão da Igreja
Mais informações pelo telefone 3907-3153, na Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar.

Secom Prefeitura de Irati