Prefeito e superintendente da Caixa visitam obras do Jardim das Américas

Prefeito  e superintendente da Caixa visitam obras do  Jardim das Américas
Cadastramento para o recebimento das casas está em fase final. Ainda em maio o cadastro será encaminhado à Caixa Econômica para que faça a seleção das famílias


            Em Outubro de 2014 a obra do Conjunto Habitacional Jardim das Américas será concluída. Serão entregues 310 casas no total no Bairro Alto da Lagoa. As obras custarão aos cofres públicos R$ 18.478.273,30 e fazem parte do programa federal Minha Casa, Minha Vida.
            Nesta terça-feira (29), houve uma visita de rotina do superintendente regional da Caixa Econômica Luiz Henrique Borgo, que foi acompanhado pelo prefeito de Irati, Odilon Burgath e seu secretariado. Também participaram da visita, Edson Golinski, secretário de Comunicação Social; Luiz Valdir Slompo de Lara, secretário de Finanças e Tributação;  Paulo Ricardo Ramos, secretário de Administração e Patrimônio; e Valdecir Aksenen, que é responsável por duas secretarias, Planejamento e Coordenação, e Arquitetura, Engenharia e Urbanismo.
            As casas do conjunto têm aproximadamente 40m². São dois quartos, um banheiro, uma sala e uma cozinha.
Visita às obras
            Durante a visita ao Jardim das Américas, o prefeito e seu secretariado puderam observar o andamento das obras do conjunto habitacional. “Excelente, fiquei muito satisfeito. Já visitamos de início a casa modelo que já está pronta e visitarmos em loco a casa pronta, com os móveis é recompensador. Isso é dignidade e cidadania, e não tem preço”, avalia Burgath.
            O superintendente regional da Caixa Econômica Luiz Henrique Borgo, conta que está feliz com o andamento das obras. “A obra está em um estágio avançado dentro do cronograma inicial. Esse roteiro de visitas é de praxe, costumamos visitar diversas vezes o empreendimento durante as obras. Muito aconchegante, muito bonito, está caminhando muito bem”, diz o superintendente.

Cadastramento das famílias
            Famílias com renda mensal de até R$ 1.600,00 podem se inscrever no programa. O cadastramento é feito juntamente com a Secretaria de Bem Estar Social e para que a família seja selecionada, deve atender uma série de implicações, como explica Luiz Henrique Borgo. “Após o cadastramento na prefeitura, as fichas chegam a Caixa Econômica para que possamos fazer checagem. Avaliamos se a renda se enquadra, se está dentro dos critérios do ministério e do município e também se a família não participou de nenhum outro programa de subsídio do Governo Federal”, conta Borgo. Ele completa dizendo que se o cadastrado participou de outro projeto com o auxílio do governo federal é excluído das triagens.
            O cadastramento na Secretaria de Bem Estar Social será realizado até a semana do dia 05 de maio, após isso os dados são encaminhados para a Caixa Econômica Federal que fará a avaliação e selecionará as famílias que, em outubro, receberão novas casas.

Texto: Augusto Travensolli

Fotos: Ciro Ivaituk