Política em questão

Nepotismo

Ocupar uma posição de destaque político, como o cargo de prefeito, é aceitar que receber críticas faz parte do dia-a-dia. Entretanto, alguns políticos pedem, se esforçam mesmo para receber a desaprovação ou até o repúdio da opinião pública. Este é o caso do prefeito de Rebouças, Claudemir dos Santos Herthel (PSDB)  que, no último dia 25, nomeou o próprio pai, Otávio dos Santos Herthel, para o cargo de secretário de Infraestura, Logística e Urbanismo.  Sem questionar, a qualificação ou a competência do progenitor da família Herthel para exercer a função, citamos apenas o nepotismo, regulamentado pelo Decreto 083/2014, disponível no Diário Oficial Eletrônico do Município de Rebouças.

Projetos  

O vice-prefeito de Irati, Oscar Renato Berger (PT), e o secretário de obras e Serviços Urbanos, Luciano Menon, acompanhados pelo deputado estadual Stephanes Júnior (PMDB), estiveram reunidos com o secretário do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, no dia 30 de abril. Na ocasião, vários projetos que buscam o desenvolvimento de Irati foram discutidos.  Na segunda-feira, dia 05, foi a vez do prefeito Odilon Burgath (PT) se reunir com Ortega. Ele protocolou uma proposta para a aquisição de duas ambulâncias, um micro-ônibus e uma van, para transporte de pacientes.

PT de Teixeira Soares

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Teixeira Soares realizou, dia 28, a cerimônia de posse do novo presidente, Jerônimo Tasior. Estiveram presentes na solenidade o deputado federal Ângelo Vanhoni (PT) e o estadual Péricles de Mello(PT). O prefeito de Teixeira Soares, Ivanor Muller (PSD), também esteve presente no evento.

Lei da Transparência

A lei complementar que altera a Lei da Transparência Municipal, sobre a publicação dos atos oficiais pelos municípios, foi assinada nesta quarta-feira (07), pelo presidente da Assembleia Legislativa Valdir Rossoni (PSDB) e pelo primeiro-secretário Plauto Miró (DEM). A mudança foi feita atendendo orientação do Ministério Público (MP-PR) e do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) para não gerar dúvidas quanto à competência dos municípios para editar suas próprias leis." Desta forma, os municípios têm assegurada a sua iniciativa para legislar de modo a cumprir o dever constitucional de dar publicidade dos atos oficias”, explicou o deputado Rossoni.


Leitores

Em sua visita à Irati, no dia 27 de abril, para acompanhar as novas filiações ao Partido Progressista (PP), o deputado federal Dilceu Sperafico (PP), aproveitou para ler o Jornal Hoje Centro Sul e elogiar o impresso. Na foto, o presidente do PP de Irati, Marcelo Rodrigues, Sperafico e o pré-candidato a deputado estadual da sigla, Ronaldão.



Por Letícia Torres