Estrada rural de Teixeira Soares deverá ser reaberta em breve

A estrada entre Mangueirinha e Rio de D´Areia de Baixo passa dentro de uma propriedade particular e havia sido fechada, trazendo transtornos para moradores. O Município conseguiu liminar judicial para reabertura da via

@Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul
Em Teixeira Soares, uma estrada rural tem sido motivo de controvérsia nos últimos meses. A via liga as localidades de Mangueirinha e Rio de D´Areia de Baixo e passa dentro de uma propriedade particular.

O dono da área rural decidiu impedir o acesso,o que trouxe dificuldades para aproximadamente 35 famílias de Teixeira Soares, que residem nas proximidades.
O agricultor Alceu Piontec conta que mora na região desde que nasceu, há mais de sessenta anos, e que está enfrentando problemas desde que houve o impedimento de circular pela estrada. "O dono de umas das propriedades, Ari Boiaski,  fez uma cerca de arame e fechou a estrada", conta Piontec. 
O agricultor reclama que ele e seu irmão Ivo estão sendo prejudicados, pois é a saída que utilizavam para vir até o comércio do Município. Depois que a estrada foi fechada, eles precisam percorrer 6/7 quilômetros a mais para chegar até o centro de Teixeira Soares.

Outro transtorno decorrente do bloqueio do acesso é que a APAE de Teixeira Soares, Escola Catarina Knaut Przybysz, utiliza a via para transportar alunos com necessidades especiais até suas residências. Ao ter que fazer o percurso mais longo, a APAE gasta mais tempo e combustível. Por isto, a entidade enviou ofício ao prefeito municipal, solicitando providências para que a estrada seja reaberta.
Os moradores que utilizavam a estrada entre  Mangueirinha e Rio de D´Areia de Baixo  também se mobilizaram, fizeram um abaixo-assinado e levaram para os vereadores. Eles solicitaram melhorias como cascalhamento e apoio para continuar usando a via. Entretanto,  até mesmo as equipes da prefeitura que tentaram efetuar serviços na estrada  foram impedidos de entrar no trecho situado dentro da propriedade particular. 

O prefeito Ivanor Muller (PSD) conhece o local e sabe da real necessidade de tráfego das famílias utilizando a estrada. Ele informa que, há alguns meses, o Município entrou na justiça para solicitar a reabertura da via e que há boas novidades. "Nessa semana recebemos a notícia de que saiu uma liminar favorável ao Município e vamos reabrir a estrada em breve", afirma Muller. 
Ele conta que o maquinário da prefeitura será destinado ao local para a retirada da cerca, permitindo a circulação dos moradores e dos veículos da APAE. Muller ainda comenta que serão  executadas  melhorias na via.

Por Letícia Torres