Educação Infantil: abrindo as portas para um mundo de descobertas

Para o desenvolvimento integral da criança, a escola de qualidade deve proporcionar um ambiente rico em alternativas e instrumentos que propicie o ensino-aprendizagem, que ocorre dentro e fora da escola, inclusive na Educação Infantil. Pensando nesses aspectos, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dona Candinha, de Engenheiro Gutierrez, proporcionou para os alunos do Jardim II e III um passeio no Laboratório de Taxidermia e no Museu de Geociências da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), campus Irati.


A Educação Infantil é o primeiro processo educacional em que criança se insere em um mundo de descobertas, alegrias, desafios e conquistas. “O lúdico e as brincadeiras são essenciais, mas deve-se ir além dos conteúdos em sala de aula, pois a escola não é o único lugar de aprendizagem”, afirma a coordenadora do Cmei, Adriana Maria Matias.

Durante o passeio, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer vários animais empalhados, e refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente. A responsável pelos laboratórios, Ana Maria Charnei conta que a turma das professoras Maria Danieli Souza e Leidiane Chul, foi a primeira de Educação Infantil que visitou esses laboratórios na Unicentro.
“É com muita satisfação que realizamos esse passeio. Percebemos no olhar e no sorriso de nossos alunos a alegria e a curiosidade. Foi muito valioso e tenho certeza que sempre lembrarão este dia e do projeto sobre ‘animais’ que ainda está sendo trabalhado na nossa escola”, conclui a coordenadora.

Secom Prefeitura de Irati