Audiência Pública sobre a PR-364, Irati a São Mateus do Sul, foi realizada nesta quarta-feira (7)



A audiência apresentou avanços. Com 85% do projeto concluído e a liberação das verbas do Proinveste, licitação da obra poderá sair ainda este ano


A pavimentação da PR-364, estrada que liga Irati a São Mateus do Sul, foi o tema de uma Audiência Pública realizada nesta quarta-feira, 07, no Auditório Denise Stoklos, na Unicentro - Campus Irati. A pauta central foi a cobrança pela população e por lideranças políticas municipais para que seja entregue o projeto de engenharia e a garantia de recursos para a licitação de execução da obra. A audiência pública foi a oportunidade para a população participar do processo e dar as suas contribuições.
Na audiência esteve presente o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB) e mais dois representantes da ALEP, os deputados estaduais, Professor Lemos (PT) e Felipe Lucas (PPS). Também os prefeitos de Irati, Odilon Burgath (PT) e de São Mateus do Sul, Clovis Ledur (PT), além de prefeitos e autoridades de toda a região Centro Sul.

Avanços
Foi apresentado no evento o projeto de pavimentação, que está 85% concluído. Serão asfaltados ao todo 47 km na PR-364 e  estimativa é de que a obra custe aproximadamente R$ 130.000.00 aos cofres públicos do Governo do Estado.
A execução das obras possuía dois problemas. Falta de recursos para a pavimentação e de um projeto para a execução dos serviços. “Dentro de dez dias teremos esses recursos,  tendo esses recursos e com o projeto pronto a estrada está em condição de ser licitada,” explica Valdir Rossoni. O dinheiro, que segundo Rossoni será depositado em dez dias, faz parte do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal - Proninveste. Parte do montante necessário para a pavimentação entre Irati e São Mateus está previsto no Proinveste, onde estão elencadas várias obras no Paraná.

Audiências
Esta é a segunda audiência realizada sobre o assunto. A primeira foi na cidade de São Mateus do Sul, em dezembro de 2013, quando o prefeito Odilon Burgath entregou ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná um ofício no qual solicitava que o Governo do Estado agilizasse a entrega do projeto técnico para pavimentação da PR-364.

“A obra é aguardada há mais de 50 anos e beneficiará o desenvolvimento econômico e social de toda a região. A pavimentação contribuirá com empresas do setor agrícola, também com os alunos sãomateuenses que, por falta de segurança na estrada, deixam de frequentar a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), e buscam universidades em cidades como União da Vitória e Curitiba. Temos ainda muitos iratienses que trabalham na Petrobrás e que todos os dias percorrem a estrada em condições intransitáveis”, acrescenta Odilon.
A Audiência Pública é uma proposição das prefeituras de Irati e São Mateus do Sul, do Sindicato do Petróleo dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Sindipetro), do movimento Asfalto Já (que congrega várias entidades públicas e privadas)  e também dos deputados estaduais Professor Lemos e Valdir Rossoni.

Texto: Augusto Travensolli / Hoje Centro Sul

Fotos: Ciro Ivatiuk / Hoje Centro Sul