Tudo pronto para a encenação da Paixão de Cristo em Rio Azul

Mudanças no roteiro e no local da apresentação são as principais atrações para o evento deste ano

Por Augusto Travensolli

Nesta sexta-feira (18), em Rio Azul,  a morte e a ressurreição de Jesus Cristo serão lembradas em um grandioso espetáculo que agrega religiosidade e teatro. A apresentação acontece pelo terceiro ano consecutivo no município e vem crescendo ano a ano. Para esta edição mudou-se o local da peça para a praça que fica no entorno da Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Pedro Chauszcz.
A expectativa de público é de mais de 2.000 pessoas, considerando  a presença dos rioazulenses e da população dos municípios vizinhos.





O espetáculo da Paixão de Cristo de 2014 terá novidades, como explica o diretor, roteirista e ator da peça Talbian Raony Przybycz. “Optamos fazer por uma coisa mais arrojada, diferente dos outros anos,  o roteiro tem com alguns aspectos diferenciados, e o próprio local é a grande a novidade”, relata Talbian. Nos anos anteriores o evento acontecia em frente a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus.


A mudança da apresentação para a praça em frente ao CMEI Pedro Chauszcz ocorreu para que houvesse maior mobilidade de locais para encenar e também para que o público pudesse acompanhar o sofrimento de Jesus caminhando e se locomovendo por diferentes espaços durante a peça.
A encenação deste ano acontece em três palcos ao redor da praça. No primeiro palco, na rua Pedro Stival as cenas contracenadas serão do nascimento de Jesus até ele ser levado pelos soldados à presença de Pilatos, para ser julgado. No segundo local de cena, na rua Campolin José Ribeiro, Cristo será julgado e condenado à crucificação. E na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, acontece a pregação, morte de Jesus Cristo.


Espetáculo para emocionar
Talbian conta que a atuação será teatral, mas que passará uma carga muito emocionante, que deverá comover o público. Talbian até ano passado interpretava Jesus, mas por ser um papel que necessita de serenidade e emoção, optou por passar a interpretação a outro rioazulense e se dedicar  à direção do espetáculo. Nesta edição, quem vai fazer o papel principal é Irineu Valenga. “Vou dar o melhor de mim para fazer o melhor para essa equipe que está trabalhando para passar a emoção da evangelização para quem vier assistir a gente”, conta Irineu.
Além das dificuldades de interpretar Jesus, Irineu terá que auxiliar seus três filhos que também participam da peça. Dois deles atuarão no mesmo papel de Irineu, mas nas fases da infância e da adolescência de Jesus. O outro filho interpretará um anjo. Para Irineu, estar atuando em família é muito gratificante e recompensador.


Roteiro diferente
A paixão de Cristo é a passagem desde que Jesus foi rezar Horto das Oliveiras até a sua crucificação. Mas para a encenação de 2014 resolveu-se adicionar cenas de Jesus criança e mostrar como ele era visto pelos integrantes da igreja desde as suas primeiras pregações. Foram adicionadas três cenas da infância e adolescência: Quando sua mãe Maria está grávida dele / O pequeno Jesus vai à carpintaria com José / E a primeira pregação, aos 10 anos, no templo.
Após essas cenas, também foram adicionados alguns de seus milagres de Cristo, antes da Paixão propriamente dita.

Participação da comunidade
A comissão de encenação é composta por 20 membros e a equipe total dispõe de aproximadamente 60 pessoas. Também participam da encenação do teatro, moradores de três comunidades rurais de Rio Azul: Faxinal do São Pedro, Faxinal dos Limas e Marumbi dos Ribeiros.
Apoios viabilizarão o espetáculo
No espetáculo deste ano,  a Prefeitura Municipal de Rio Azul disponibilizará ao evento som e iluminação, além do apoio de logística na sexta-feira para fechar a rua e proporcionar segurança aos espectadores da peça.

Além deste apoio, há a busca por patrocínios no comércio local de Rio Azul. Irineu Valenga estima que até o dia da apresentação serão arrecadados em torno de R$2.000,00 para o custeio da peça.
Caso chova, vai ter teatro?

A expectativa da comissão é de que o tempo esteja bom, mas caso chova tem-se uma alternativa.
“Neste ano, temos um plano B, se estiver chovendo na hora do evento, ele acontecer no sábado (19), mas se estiver chovendo no sábado também, só em 2015”, diz  Talbian.
O ator que interpreta Jesus, Irineu Valenga afirma. “Essa história tem que ser à céu aberto”. Para Irineu ambientes fechados tiram um pouco do brilho do espetáculo.

Data e local
A Paixão de Cristo em Rio Azul acontece no dia 18 de abril às 20h na praça em frente ao CMEI Pedro Chauszcz e tem duração aproximada de 1 hora e 30 minutos.
Na região Centro Sul, o espetáculo da Paixão de Cristo também será  encenado nos municípios de Prudentópolis e de Inácio Martins.


 Conheça os participantes da Paixão de Cristo em 2014
Comissão organizadora: Talbian Raony Przybycz, Fábio Souza, Osvaldo Kosciuk Júnior,Antonio Carlos Zorek, Laercio Soares, Thaisa Emanuelli, Raiane Cristina, Eder Gurski e Danilo Popovicz.
Roteiro e direção: Talbian Raony Przybycz
Cenografia: Laercio Soares
Figurinos: Thaisa Emanuelli, Raiane Cristina
Narração e iluminação: Osvaldo Kosciuk Jr
Sonoplastia: Antonio Zorek
Equipamentos de som e iluminação: de Márcio José Danielviz.
O elenco entre outros terá:
Jesus: Irineu Valenga
Jesus criança1 e Jesus criança2: Mateus Valenga e Gabriel Valenga 
José: Ari Budinski 
Maria: Evelayne Solareviski e Dorotéia Guachineski
Anjo: Peterson Valenga
Pedro : Emanuel Cardoso
Judas : Fabio Souza
Caifás: Talbian Raony Przybycz
Anás: Paulo da Costa
Ancião: Robson Fernando
Pilatos e esposa de Pilatos: Romualdo Surmacz e Sônia D. Surmacz
Serviçais de Pilatos: Taciana Bodin e Andressa Dusanoski -
Jairo: Geraldo Moraes
Filha de Jairo: Mayra Duda
Soldados:  Nelson Princival Junior, Wanderlei da Silva, Marcos Duda, Dilma Budziak, Adilson Budzinski, Gerson Morais, Célio Dusanoski, Antonio, Edenilson, Gilvane, Izaias e Sauli Dusanoski
Discípulos: Cláudio Cordeiro, Antonio Prado, Ronaldo Zem, Claudinei Zem, Sérgio Iankóski, Cézar Kindierski, Julio Chechurek, Carlão Silva, Marcos Knopik, Danilo Popovicz e Cledivaldo
Demonio: Eder Gurski
Mulheres: Simone Przybyzeski, Josiane, Elaine Carneiro de Campos, Suélem Brisky,Elenita Sofia Teyski -
Crucificados com Jesus: Adao Cris Amorim e Maurilei Celestino