Guarda Mirim de Irati recebe recursos para apoiar suas ações

Desde 2009 a Guarda Mirim de Irati recebe o apoio do Banco do Brasil para realização de suas atividades. Em solenidade que ocorreu no dia 09, no Auditório da ACIAI, houve a entrega simbólica de 100 mil reais para as atividades deste ano. A Guarda Mirim atende  cerca de noventa crianças, através do projeto “Uma chance para o futuro” .  Os jovens são selecionados  a partir de uma triagem feita com monitores, como explica o presidente da entidade, José Valdeci de Souza. “A gente trabalha e procura dar ênfase a crianças que estão em alto risco. Temos monitores que fazem a triagem, para poder dar essa orientação e trazer essas crianças para uma proteção maior”, relata o presidente.
Além da parceria com o Banco do Brasil há a cooperação da Prefeitura Municipal, Unicentro, Instituto Federal do Paraná, Senac, Associação Comercial, supermercados G Center e Ivasko, Conselho da Comunidade da Comarca de Irati, SESI, Senai e Confederação Brasileira de Voleibol.
Os parceiros  ajudam no fornecimento de alimento, aulas, cursos técnicos, escolinhas de vôlei, dentre outras atividades realizadas dentro do projeto, além da cessão de espaços físicos para a realização das atividades.

Augusto Travensolli/Hoje Centro Sul
No ano de 2012 o “Uma Chance para o Futuro” foi premiado em um evento do Banco do Brasil como o melhor projeto social do sul do país. A Guarda Mirim concorreu com projetos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná.

O gerente geral da agência do Banco do Brasil em Irati¸ José Roberto de Castro,  conta  porque a Guarda Mirim foi escolhida diante de tantos projetos listados em seus editais. “Escolhemos a Guarda Mirim pelo alcance social que ela tem e também pelo trabalho sério que é desenvolvido dentro da guarda.” Ele completa dizendo que o projeto vem crescendo ano a ano e, com isto, a instituição sente-se motivada a investir mais recursos.

Durante os quatro anos de parcerias foram investidos aproximadamente 400 mil reais, sendo que o dinheiro destinado para 2014 é o maior montante repassado desde 2009. Com o dinheiro,  o objetivo dos coordenadores é manter o trabalho que vem sendo feito, com atividades esportivas, culturais, temáticas e técnicas.

Também para esse ano o presidente da Guarda Mirim pretende realizar um sonho. “No ano de 2012 eu fui a Guarapuava e fui assistir o Coral dos Anjos lá no Parque do Lago deles e aquilo me veio na cabeça que um dia eu iria fazer o coral aqui em Irati, e esse ano nós vamos fazer”, antecipa Valdeci. Ele ainda conta que o coral deverá se apresentar no dia 20 de dezembro e diz  que espera fazer com que a população, a partir do coral, possa sentir o espírito natalino que será passado na apresentação.
Na solenidade de entrega dos recursos estiveram presentes quatro secretários municipais, entre eles a secretária de Patrimônio Histórico, Turismo, Cultura, Lazer e Desporto de Irati, Claudete Basen, que encerrou a solenidade. “Os jovens são o presente, porque consomem e participam da sociedade. Nós aprendemos muito com os jovens, eles participam em casa e na sociedade e a partir do exemplo deles podemos nos tornar pessoas melhores”, afirmou a secretária.

O evento teve também a participação de outros três secretários municipais. O secretário de Planejamento e Coordenação Valdecir Aksenen, o secretário de Finanças e Tributação Luiz Valdir Slompo e o secretário de Indústria e Comércio Estanislau Fillus.

Além da participação de representantes dos parceiros do projeto e de crianças da Guarda Mirim de Irati.

Por Augusto Travensolli