Falta de pagamento de obras pela Prefeitura de Rebouças foi um dos temas de destaque

Presidida e Secretariada pelos vereadores Laércio Cipriano e Fabio Marcelo Chiqueto a VIII Reunião Ordinária, realizada dia 15 de abril, teve a leitura de Texto Bíblico feita pelo vereador Professor Sérgio Ogliari.


Assessoria
O presidente solicitou a serventuária Célia a Leitura dos Documentos Expedidos onde constou os Ofícios de Nº070 ao Nº079, com condolências encaminhando requerimentos aprovados para providências e Projetos de Leis para sanção.
Na sequencia, o secretário da Mesa Diretora, vereador Fabio Chiqueto, fez a Leitura dos documentos recebidos, onde constou: Informe de repasses financeiro ao Município; Oficio com prestação de contas da Câmara Municipal referente ao mês de março; Requerimentos dos vereadores com reivindicações e sugestões; Pedido de Uso da palavra livre pela senhora Patrícia da Luz; Resolução criando Comissão Especial de Ética e Disciplina. Logo em seguida o presidente dispensou a chamada nominal já que todos os vereadores e vereadoras estavam presentes, passando então para a Ordem do Dia.

Ordem do Dia
Na Ordem do Dia constaram os seguintes projetos e anteprojetos para segunda discussão e votação: Projeto de Lei Nº001/2014 dos vereadores Jaderson Molinari e Fabio Chiqueto, que dispõe sobre a criação da Semana de Incentivo a Doação de Medula Óssea, sendo aprovado e encaminhado para sanção; Projeto Nº002/2014, do vereador André Piskors e Projeto Nº003/2014, do vereador André Piskors e vereadora Ana Maria Cararo, que nominam Creches no Município, ambos aprovados e encaminhados para sanção; Anteprojetos Nº001/2014 e Nº002/2014 do vereador Jaderson que tratam de colocação de travessias elevadas e lista de medicamentos na farmácia popular aprovados e encaminhados para apreciação. Em primeira discussão e votação o Anteprojeto de Lei Nº002/2014, dos vereadores Ricardo Carlos Hirt Jr e Jaderson Molinari, que concedem honraria de Monção Honrosa; Anteprojeto Nº004/2014, do vereador Ricardo Carlos Hirt Jr, que autoriza a criação do Fundo rotativo para as Escolas Municipais e Creches; Anteprojeto Nº001/2014, da vereadora Ana Maria Cararo, que dispõe sobre treinamento de prevenção de incêndio nas escolas Municipais; Anteprojeto Nº002/2014; da vereadora Luiza Andrade, que Institui no Município Programa de Apoio ao Portador de Deficiência Física e de Mobilidade Reduzida. Todos os anteprojetos aprovados em 1.ª votação.

Falta de pagamento pela Prefeitura
Na Palavra Livre, o presidente concedeu espaço para a requerente da Tribuna Livre, Patrícia da Luz, que discorreu sobre a Notificação Extrajudicial promovida pela Construtora Luz & Luz, contra o Município de Rebouças por falta de pagamento dos contratos Nº103/2002 e Nº113/2013, já que tentou de maneira amigável receber os valores devidos à Construtora pelo Município pela Obra da Creche do Marmeleiro - concluída 100% e que só recebeu parcelas da gestão anterior, estando há quinze meses e meio bancando a Construção e mesmo doente o seu tio Hélio da Luz (proprietário da empreiteira), não interrompeu as Obras, concluindo em Fevereiro de 2014.
Cumulativamente não recebeu nenhum valor das três medições feitas na Obra do Posto Central de Saúde. Disse que procurou várias vezes a Administração do Município, expôs as dificuldades financeiras e de saúde do seu tio Hélio da Luz, dono da Construtora e foi pedir apoio aos senhores Vereadores. Discorreram sobre o assunto a maioria dos senhores vereadores e inclusive aprovaram um requerimento verbal do vereador Fábio Chiqueto, com pedidos de informação ao prefeito.

Outros temas debatidos na Tribuna Livre
Encerrado o espaço da Tribuna Livre, os Senhores Vereadores debateram e discutiram outros assuntos tais como: vereador Ricardo Carlos Hirt Jr., sobre reportagem realizada na última sessão; Vereador André para contestar informações referente a 2012, e comentar sobre a atual situação da Secretaria de Infraestrutura e Logística; Vereador Laércio Cipriano, para solicitar informações do vereador André Piskors, se hoje a Secretaria de Infraestrutura e Logística está melhor do que antes, o que foi respondido pelo vereador. Ainda, o vereador André Piskors sugeriu a criação de uma comissão para analisar os fatos de 2012, no que o vereador Fábio Chiqueto comentou que se pede uma comissão hoje para apurar possíveis irregularidades em 2012, e vota-se pela arquivamento da Comissão Processante que iria apurar o valor de R$ 85 mil. O vereador Jaderson Molinari para sugerir um convite ao prefeito municipal para falar sobre as obras da creche e do posto de saúde e das dificuldades de pagamento das mesmas; A vereadora Luiza comentou sobre seu anteprojeto e desejou uma Feliz Páscoa a seus colegas vereadores e a população em geral. Também discorreram sobre outros assuntos os vereadores Silvio e Ana Maria.


Por Luiz Fernando Castagnoli


Fotos: Arquivo /Hoje Centro Sul