Comerciantes apostam em novidades para atrair clientes nesta Páscoa

As vendas de chocolates em Irati estão aquecidas. A proximidade da Páscoa levou muitos consumidores às compras e a expectativa dos vendedores é que o fluxo aumente, resultando em um crescimento de até 30%.


Kyene Becker/Hoje Centro Sul
 Edson Rocha, gerente de uma loja de atacado em Irati, conta que a procura por produtos para a fabricação de chocolates artesanais está crescendo. “As pessoas estão, cada vez mais, fazendo chocolate em casa. Elas aprendem a fazer, um vai contando para o outro e a busca [por produtos] sempre aumenta de um ano para o outro”, diz Edson. Além disso, segundo ele, fazer ovos de páscoa em casa é mais barato do que comprar no mercado. “Uma barra de chocolate de 1 kg 100% puro está em torno de R$17,50. Então, se o cliente comprar 1kg de chocolate, ele vai fazer 4 ovos de 250g. O que vai sair em torno de 5 reais cada ovo”, completa.

A doceira Iael Castro faz chocolates caseiros há três anos e diz que, apesar de ser mais barato produzir o próprio chocolate, os preços estão maiores em relação ao ano passado. “A barra de chocolate dobrou de preço. Essa Páscoa vai ser bem mais cara, então, eu acho que as vendas vão diminuir”, conta.

Por outro lado, as vendas nas redes de lojas não diminuíram e os proprietários apostam nos lançamentos para chamar a atenção dos consumidores. “É a novidade que eles estão procurando, os ovos de lançamento, principalmente a parte infantil”, explica o gerente de uma rede de mercados em Irati, Márcio José Synderski. Entre os lançamentos estão ovos comemorativos da Copa do Mundo, trufados e chocolates finos.


Kyene Becker/Hoje Centro Sul
A novidade não está presente só nas marcas tradicionais. Iael diz que é importante diversificar, mas sem esquecer o tradicional. “Quem manda são os clientes, então, depende muito da encomenda. Eu gosto de variar, mas os sabores mais comuns ainda são muito pedidos”. Além dos sabores, a diversidade nos tipos de chocolate promete fazer sucesso nessa Páscoa, como o caso da alfarroba, substituto do cacau e que não contém glúten, lactose, cafeína e açúcar. O fruto é um tipo de vagem, que cresce no Mediterrâneo e é rico em proteínas, vitaminas e minerais, além de possuir baixo teor de gordura. O pó do fruto é vendido nas duas lojas de produtos naturais em Irati.
O gerente de vendas de uma das lojas de produtos naturais, Ângelo Senderski, fala que o motivo de trazer ovos de páscoa livres de substâncias alergênicas é a preocupação com a saúde do cliente.



“Queremos que essas pessoas que possuem dietas restritas também possam apreciar o chocolate e ter boa alimentação”.




Por Kyene Becker