Rio Azul: Unidade de saúde de Faxinal de São Pedro é reformada

Na última quinta-feira (13), foram entregues as obras de reforma e ampliação da unidade de saúde aos moradores da comunidade de Faxinal de São Pedro, em Rio Azul.





 
Assessoria
Para executar as melhorias, que modernizaram e tornaram a unidade de saúde mais funcional, houve investimento da ordem de R$ 200mil, através de parceria entre o município e governos estadual e federal. “Em Faxinal de São Pedro, além dessa nova estrutura, estamos garantindo para a população a continuidade do atendimento médico e iremos disponibilizar o atendimento odontológico com toda a infraestrutura necessária", destacou o prefeito Silvio Paulo Girardi.


As antigas instalações do posto da localidade eram precárias, e o atendimento odontológico era uma antiga reivindicação da comunidade.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Professor Júnior, lembrou que as obras que estão em andamento eram compromissos assumidos por ele, e pelo prefeito junto à população. “Ainda temos obras em Marumbi dos Elias, Marumbi dos Ribeiros, Taquari, Porto Soares, Rio Azul dos Soares e Pé de Galinha, além da nova unidade de saúde que será construída na área urbana. Tudo isso para dar mais comodidade, conforto e facilidade de acesso da população à saúde no nosso município”, comentou Júnior.

Luis Moro, residente em Faxinal de São Pedro elogiou a nova unidade de saúde. “Ficou muito boa mesmo. E, o prefeito agora nos disse que teremos atendimento odontológico aqui, isso vai facilitar ainda mais o acesso dos moradores”, disse.

O atendimento pelo dentista era trará comodidade, enfatiza outro morador, Orestes Moro. “Facilita e muito, principalmente no atendimento às crianças, que não precisam ser levadas até a cidade para serem atendidas. Aqui fica mais fácil”, argumenta.

Rosane Gravonski Linhares, agente comunitária de saúde local, destacou que muitas famílias são atendidas diariamente no posto. “Essa unidade atende moradores de Faxinal dos Paulas, Faxinal de São Pedro, Barra do Rio Azul e outras comunidades visinhas. Isso significa um atendimento para em torno de duzentas famílias”, informa Rosane. Segundo ela, a expectativa por uma nova unidade de saúde realmente era muito grande, face a grande demanda.

“Aqui eram apenas duas pequenas salas. Agora o espaço está adequado para atender a grande demanda”, conclui.

Outras conquistas
Ainda durante a solenidade de inauguração, o prefeito informou sobre outras ações importantes em andamento. "Não é apenas esta comunidade que está sendo beneficiada, pois estamos desenvolvendo várias outras obras contemplando diversas comunidades, no tocante a saúde”, ressaltou Girardi.

Ele contou que o município recebeu do Ministério das Comunicações a aprovação de projeto que contempla internet nas escolas rurais. O prefeito também comentou que está buscando junto ao Governo do Estado, uma usina de asfalto para Rio Azul. "Estive conversando pessoalmente com o secretário de Infraestrutura e Logística, Pepe Richa, com o apoio do deputado Artagão Júnior e, pelas informações que obtivemos, agora depende apenas do  andamento de documentação burocrática necessária, mas é uma ótima notícias, pois essa usina irá beneficiar e muito o nosso município”,mencionou Girardi.

Redação e Assessoria