Política em questão

Por Letícia Torres

Investimentos e geração de empregos 

Com apoio do Progride, Programa Iratiense de Desenvolvimento Econômico, uma unidade de recebimento de cereais será construída no Riozinho, às margens da PR-364. O investimento da empresa está estimado em R$10 milhões e deverão ser gerados trinta empregos diretos. Na unidade ocorrerá armazenamento e secagem de milho, trigo, e soja, além da comercialização de sementes, fertilizantes, defensivos e foliares.


Diversificação de atividades econômicas

O prefeito Odilon Burgath, que recentemente visitou a área onde a unidade de recebimento de cereais será edificada, destaca a relevância do empreendimento.  “A nossa região é essencialmente agrícola e a empresa estará instalada mais perto do produtor. Isso mostra como o Progride está trabalhando para estimular, incrementar e diversificar a atividade econômica, consolidando Irati como polo de desenvolvimento regional”, enfatiza. O apoio dado pelo Município à empresa, através do Progride, foi a execução de serviços de terraplanagem. Estiveram com Burgath vistoriando os trabalhos no último dia 10, o vice-prefeito Oscar Renato Berger e o  o secretário de Indústria e Comércio, Estanislau Fillus. 

Prêmio Gestor Público Paraná

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) em parceria com a Assembleia Legislativa,  realizam a segunda edição do prêmio Gestor Público Paraná. Lançado nesta terça-feira (11), o prêmio visa divulgar as boas práticas administrativas realizadas nos municípios paranaenses. Neste ano o tema é "Saúde: direito do cidadão, responsabilidade do Estado".

Rotatividade de culturas

Para incentivar o plantio de milho e feijão no Paraná, logo após a colheita do tabaco, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento firmou parceria com as indústrias e produtores de tabaco. A iniciativa visa motivar o aumento de renda dos agricultores, que terão outros benefícios como assistência técnica e capacitação, a diversificação da propriedade e o acesso a práticas de conservação de solos.
O protocolo de intenções que estabelece essa parceria foi assinado nesta terça-feira (11) pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, pelo diretor presidente da Emater-PR, Rubens Ernesto Niederheitmann, pelo presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco), Iro Schünke, pelo presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcílio Laurindo Drescher.

Irregularidades

De acordo com reportagem publicada pelo jornal Folha de São Paulo, o Clube Atlético Paranaense usou parte do dinheiro que deveria ser investido na reforma da Arena da Baixada na aquisição de 50% dos direitos econômicos do lateral-direito Léo. A CAP S/A, que é uma empresa constituída pelo clube com a finalidade de receber verba pública para a obra do estádio, transferiu R$ 1,5 milhão ao Vitória-BA. A transação ocorre em 26 de dezembro de 2013.