Novo espaço proporciona mais conforto para a população agendar consultas

Pacientes que precisam marcar consultas especializadas e em outros municípios (Tratamento Fora do Domicílio – TFD) agora contam com um novo espaço, mais amplo e confortável, para aguardar o agendamento. A inauguração foi realizada na manhã desta segunda-feira, 17, com a presença do prefeito de Irati, Odilon Burgath e do secretário de Saúde, Anderson Sprada.

De acordo com Odilon, o novo espaço une os setores de consultas especializadas e TFD num só lugar, não sendo mais necessários deslocamentos a outros prédios da Secretaria de Saúde. “O ambiente foi adequado e aqui a população vai poder agendar suas consultas com conforto, num espaço mais amplo e arejado. E também, a atuação conjunta vai melhorar o fluxo de atendimentos e agilizar os agendamentos”, ressalta Odilon.

O prefeito ainda citou as várias melhorias que estão sendo implantadas na Saúde do Município. “Estamos realizando o maior investimento neste setor, porque a saúde do povo iratiense é nossa prioridade. Hoje, Irati é o único município da região que contribui com a Santa Casa, e quero destacar que ainda neste primeiro semestre estaremos dando a ordem de serviço para construção da UPA [Unidade de Pronto Atendimento] 24 Horas”, afirma.

Segundo Sprada, em 2013 os setores de consultas especializadas e TFD somaram 15 mil consultas, e mais de 30 mil exames realizados. “O nosso próximo objetivo é reestruturar a frota de veículos para que os pacientes tenham mais conforto também nas viagens”, acrescentou.

Sobre o atendimento nos demais setores, o secretário destacou que em apenas quatro meses, a Atenção Psicossocial já acompanhou 208 pacientes que sofrem com problemas mentais, com álcool e outras drogas. Neste trabalho, os grupos orientam não só o atendido, mas toda a família. No Programa Irati Livre do Tabaco, foram mais de 200 pessoas atendidas no ano passado, sendo que 150 deixaram o vício.

Além dos setores de consultas especializadas e TFD, foram inaugurados os novos espaços do setor de Transportes; Vigilância Alimentar; Agentes Comunitários de Endemias (dengue); Atenção Psicossocial Municipal; Saúde Mental – Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf); Programa Irati Livre do Tabaco e Setor de Informática em Saúde.

Texto: Secom 
Fotos Ciro Ivatiuk