Assembléia de funcionários da Acome decide reajuste salarial

Funcionários da Acome do Brasil Ltda, fábrica de fios, cabos e condutores elétricos isolados, participaram de uma assembleia em frente a sede da empresa em Irati, na última terça-feira, 25.
Kaio Ribeiro

O objetivo da assembléia era uma negociação salarial, referente ao reajuste conforme a data base 2013/2014, que ainda não havia ocorrido.

Amauri Bucco, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Irati e Região, explica que é comum esse tipo de assembléia, pois sempre quando há a negociação com uma empresa, pra ser aprovada ou rejeitada uma proposta, é preciso consultar os trabalhadores.

A proposta apresentada pela Acome teve aprovação de 90% dos funcionários. “Agora a gente vai ter que tomar cuidado, tanto o trabalhador quanto a empresa, pra que se cumpra o que prometeu,” afirma Bucco.

Segundo o vice-presidente do Sindicato, o aumento salarial vai ser aplicado retroativo a dezembro, assim, o aumento salarial pertinente aos meses de dezembro, janeiro e fevereiro  será pago de uma só vez. “Em 2012 houve um aumento de salário dentro do piso, e acabou havendo um achatamento do piso que o funcionário entra ganhando na empresa, isso para os operadores de máquina, que são pessoas que têm um nível um pouco mais alto de função dentro da empresa, então, esse ano foi negociado que além do aumento normal, que foi o de 9,28% para toda a categoria, a empresa vai aplicar para o operador 1 mais 3%, e operador 2 mais 5 % a partir de março,” completa Bucco.

O Sindicato acompanhará o pagamento, bem como a aplicação da participação dos funcionários nos lucros da empresa.
Além disso, está previsto para julho, um reajuste de mais R$ 50,00, nominado de vale-mercado.

De Kaio Ribeiro