Laboratório Sékula recebe certificação de qualidade

Sékula – Laboratório de Análises Clínicas foi acreditado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), através do DICQ – Sistema Nacional de Acreditação, e do Programa Nacional de Controle de
Kaio Ribeiro
 Qualidade (PNCQ), que validam a capacidade técnica e o controle de qualidade do laboratório. Esses órgão, por sua vez, são regulados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Já há cinco anos o Sékula participa do controle de qualidade da SBAC, recebendo sempre o conceito excelente. Esse ano, o laboratório foi contemplado com o diploma prata do controle de qualidade. Em 2013 receberam o convite do órgão para participarem do programa de acreditação, onde os níveis técnicos e de qualidade são maiores.
A Dra. Maria Helena Sekula Smolka, co-fundadora do laboratório com seu pai, Boyomir Sekula, há sessenta anos trabalha para elevar o nível dos procedimentos e atendimento do Sékula. “É um processo de observação intensa dentro do trabalhado realizado pelo laboratório,” diz.

Kaio Ribeiro
Desde 2008, o laboratório fez mudanças significativas para manter o alto padrão de atendimento e qualidade. Dos 92 m2 de área, passou a ter 300 m2, para melhor atender ao cliente, com estacionamento, acessibilidade, e com novos espaços internos, como o Labinho, espaço destinado às crianças. Ampliações nas áreas técnicas também foram feitas, e a renovação do processo de exames, com máquinas novas que influem na exatidão dos resultados.

Certificação 
Para receber a acreditação, o Sékula teve que adotar alguns métodos. Tudo o que é que feito no laboratório é documentado a partir da descrição de todos os procedimentos realizados. Desde a simples limpeza do ambiente até os exames. Também são feitos testes de qualidade com os materiais utilizados, como pipetas, tubos de ensaios, agulhas e seringas. A área técnica do laboratório é isolada das demais, e só é permitida a entrada com paramentos próprios de segurança e anti-contaminação, além de ter a temperatura regulada para melhor desempenho no processo das análises.

Os equipamentos representam uma parte muito importante em todo o processo. Com eles, o laboratório reduziu para aproximadamente 30% as análises feitas manualmente. Esses equipamentos também são testados, comparando os resultados automáticos dados pelas máquinas com manuais e planilhas.
O laboratório também foi informatizado, para excluir a possibilidade de erros de digitação, por exemplo. E conta com um biomédico, e dois bioquímicos, além de toda a equipe técnica. “Esses funcionários, antes de começarem a liberação de resultados, passam por um processo de treinamento e conhecimento bem intenso, às vezes demora um ano ou mais para um profissional desses estar habilitado para soltar o resultado,” explica a Dra. Maria Smolka.

A liberação dos resultados também acontece pela internet, possibilitando ao paciente, ao convênio e aos médicos e hospitais, uma consulta mais rápida e fácil. Todos os resultados são conferidos, antes de estarem disponíveis, por um biomédico ou bioquímico.

Exames
O Sékula realiza exames de drogas com resultado em poucas horas, e exames de doenças infectocontagiosas com resultados em um dia, devido ao setor de urgência existente no laboratório. E trabalha com exames dos mais diversos tipos, como o de paternidade, de irmandade, e específicos para as crianças.

O processo de exames realizados pelo Sékula possibilita resultados com exatidão. “Quando há a menor dúvida, o paciente é chamado no laboratório e todos os seus exames são refeitos, sem cobrança nem para o convênio, nem para o paciente,” ressalta a Dra. Smolka.

Enfim, todo o trabalho desenvolvimento pelo Sékula foi em direção à um serviço de extrema qualidade para a comunidade de Irati e região. A acreditação é o resultado desse empenho. “Pelo histórico do laboratório, a gente acha que vale a pena esse tipo de trabalho de qualidade e de esmero no que faz, estamos quase nos aposentando, trabalhamos muito pela empresa, então vamos fazer o que a gente sabe fazer melhor, sempre foi uma característica do Sékula, mas ultimamente tem sido mais intensa,” completa a Dra. Maria Helena Smolka.

De Kaio Ribeiro