Dr. Néfi Cordeiro iniciou na Justiça Estadual e foi Juiz Substituto na nossa Comarca de Irati. Depois ingressou na Justiça Federal, agora foi indicado para o STJ. Ele foi escolhido nesta quarta-feira pela presidente Dilma Rousseff para o cargo. Ele ainda participará de sabatina no Senado O desembargador paranaense Néfi Cordeiro, que atualmente trabalha no TRF-4 em Porto Alegre, foi indicado nesta quarta-feira (12) pela presidente Dilma Rousseff para ser o novo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Agora, o desembargador aguarda a sabatina da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado para a confirmação no cargo, ainda sem data definida.
![]() |
Foto: Diego Beck / TRF4 |
Três tentativas
Esta foi a terceira vez que Cordeiro foi indicado ao cargo. Ele concorreu para a vaga em 2011 e no início de 2013. Na ocasião da escolha para a lista tríplice em outubro do ano passado, ele afirmou que não entrou no STJ nas outras vezes por não estar em uma situação política favorável para a escolha.
História
Natural de Curitiba, Néfi Cordeiro, iniciou na Justiça Estadual e foi Juiz Substituto na nossa Comarca de Irati. Depois ingressou na Justiça Federal, agora foi indicado para o STJ. Ele tem 50 anos e é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. Também é engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Ele possui mestrado em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutorado em Direito das Relações Sociais pela mesma universidade. Antes de ingressar na magistratura, Néfi Cordeiro atuou no Ministério Público. Ele está no TRF-4 desde 2002.
Composição do STJ
O STJ é composto por 33 ministros. Um terço deles é de magistrados oriundos dos tribunais regionais federais, um terço de desembargadores dos tribunais de Justiça e um terço, em partes iguais e alternadamente, de advogados e membros do Ministério Público Federal, estadual e do Distrito Federal.
Da redação com informações da Gazeta do Povo
Foto: Diego Beck / TRF4