Conjunto habitacional contemplará mais de 300 famílias iratienses

Processo de seleção de pessoas para as novas moradias já está em andamento


Luana Stadler


capa

O conjunto habitacional Jardim das Américas, que faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida, já está sendo estruturado. As 310 casas em processo de construção ficam em um loteamento no bairro Alto da Lagoa.
As casas estão sendo construídas com tamanhos diferentes para atender a necessidade específica de cada família contemplada. O financiamento da obra é feito pela Caixa Econômica Federal e a infraestrutura, como água e iluminação, fica a cargo da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).
As obras e o processo de cadastramento das famílias começaram no segundo semestre de 2013. Cerca de 900 famílias fizeram o cadastro para esse interna2conjunto e outras 1100 aguardam outros programas de habitação que devem ser lançados ainda este ano.
Segundo o chefe do departamento de habitação, da Secretaria Municipal de Bem Estar Social, Lauro Lachouski, a seleção das 310 famílias já começou a ser feita. “As assistentes sociais estão indo até as casas para avaliar as condições e as necessidades de cada indivíduo”, diz.
Para a seleção, são considerados três requisitos estipulados pelo município e três pelo Governo Federal. Para se enquadrar na seleção, de acordo com as regras municipais, a família precisa residir em Irati há mais de dois anos, morar próxima da região que o conjunto está sendo construído e ter uma renda per capita baixa.
Já, segundo os critérios federais, a preferência para seleção é dada para famílias que moram em área de risco, que possuem somente a mulher como responsável pela renda e que tenham pessoas com deficiência como membros da família.
capa2“As casas devem ser entregues no fim deste ano, mas isso quem delibera é a Caixa Econômica e a Cohapar” explica Lachouski. O conjunto deve reduzir em cerca de 20% o déficit habitacional de Irati. Ainda este ano, esta prevista a construção de mais um loteamento, com pelo menos 200 casas.