Como usar vestido longo de dia

Leve, delicado e cheio de charme, o vestido longo é o tipo de peça que não precisa estar nas revistas de moda para ganhar as ruas no verão. A versão diurna dos longos tem todo o frescor que a estação pede e ainda empresta boa dose de estilo aos looks do dia a dia. Afinal, quem não quer conforto nos dias de calorão?



Para as baixinhas
Para elas, o ideal é apostar sempre no salto alto para não achatar a silhueta. O salto deve ser casual e confortável, como a proposta da roupa. Anabela ou sapatos de salto grosso são ótimas opções.
Para evitar parecer menor do que já é, é importante escolher tecidos fluidos que não fiquem armados e volumosos, como as malhas de viscose. Detalhes verticais (costuras, enfeites, recortes etc) também ajudam a criar a sensação de uma silhueta mais alongada. Se o vestido for estampado, e recomendado padronagens pequenas, de acordo com o tamanho da pessoa.

Para quem tem seios grandes
A melhor opção é o decote em V, que valoriza o colo sem aumentar o volume. Ele ajuda a alongar a silhueta por causa de sua forma que chama atenção para o centro do corpo. É muito importante evitar modelos que tenham um bojo recortado e que evidenciem o tamanho real do busto.

Para quem está acima do peso
O ideal é que seja um vestido mais soltinho, com tecido bem fluido, para não marcar a barriga e o quadril. Prefira os modelos de tons mais escuros e com detalhes nos ombros. Outro truque bacana é apostar em peças com saia lisa e parte de cima estampada, que ajudam a afinar a parte de baixo do corpo.
Peças mais acinturadas, com recortes na diagonal, elásticos ou transpassados também ficam ótimos. Isso ajuda a modelar o corpo criando cintura e dando a impressão de que a pessoa é mais magra.

De Silmara Andrade
Fotos: Divulgação