Prefeito fala sobre desenvolvimento - Jornal Iratiin

Recente

Home Top Ad

Post Top Ad

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Prefeito fala sobre desenvolvimento

Teixeira Soares – Hoje 14 de julho, o município de Teixeira Soares completa 93 anos de Emancipação Política, em comemoração a data o Jornal Hoje Centro Sul entrevistou o prefeito Ivanor Muller. Agricultor, é natural da cidade de Santa Bárbara do Sul, no Rio Grande do Sul e se instalou em Teixeira Soares há 23 anos. Muller ingressou na carreira política em 1992 quando foi eleito vereador. Nas últimas eleições municipais foi escolhido como prefeito do município e assumiu a administração municipal em 2009.
Hoje o município está completando 93 anos de Emancipação Política. Qual foi a época definitiva para o desenvolvimento de Teixeira Soares?
Muller: Eu cheguei aqui em 1986, e creio que essa época foi definitiva porque muitas pessoas vieram do Rio Grande do Sul e começaram a cultivar soja, milho e trigo. Eles desbravaram áreas do município e começaram o seu desenvolvimento de fato. Teixeira Soares tinha em torno de oito mil habitantes, mas é importante observar que Fernandes Pinheiro ainda fazia parte do município, sendo desmembrados alguns anos depois. Hoje a população é de aproximadamente 10.500 habitantes.
Quais são as principais potencialidades que colaboram para o desenvolvimento do município?
Muller: A agricultura, o nosso município é essencialmente agrícola. Hoje nós temos 50% da população trabalhando com a agricultura e vem se desenvolvendo com as culturas de milho, soja e trigo. Também temos aqui uma bacia leiteira muito grande, em torno de 60 mil litros de leite saem daqui por dia. Graças a isso estamos trazendo a Cooperativa Batavo que vai se instalar no município, uma empresa que vem para receber quase toda a produção de grãos e laticínios, e que vai acrescentar em muito no desenvolvimento de Teixeira Soares.
Desde que assumiu o mandato em 2009, quais foram as principais conquistas que trouxe para Teixeira Soares?
Muller: Foram muitas, porque quando assumimos a Prefeitura, o município estava numa situação difícil. O que mais marcou foi que conseguimos comprar diversas máquinas e mesmo com um período de chuvas constantes, estivemos sempre trabalhando para melhorar as estradas do interior. A compra de um britador móvel que o município ainda não tinha colaborou muito neste sentido. Na cidade, muitos não tinham esgoto e nós temos mais de 400 ligações já feitas e faremos mais algumas totalizando 500. No interior foram 380 ligações de rede de esgoto. Também foram feitos recapes asfálticos. Outros projetos já estão licitados e a construção deve começar nos próximos dias, como a construção de uma creche com 1.500 m² e a obra do Centro de Eventos que o município ainda não dispõe. Atualmente estamos licitando a construção de um colégio em Guaraúna no valor de um R$1.680,000,00 e mais salas de aula.
Com ainda aproximadamente dois anos e meio de mandato pela frente, quais são os seus planos futuros?
Muller: O meu objetivo é que no final do meu mandato, 80% da rede de esgoto do município esteja pronta. Em relação às estradas rurais, 70% delas cascalhadas. Também tenho um projeto de grandes melhorias na rede de água tratada. Outros projetos já estão prontos como a de um terminal rodoviário, uma Câmara Municipal nova, também melhorias na urbanização. E como não podia deixar de ser, temos que cuidar dos nossos produtores do interior, e isso se dá principalmente através da melhoria das estradas. Nestes 93 anos de Teixeira Soares quero parabenizar a todos que colaboram com a minha administração, os vereadores e a população em geral. Desejo saúde a todos!
Texto: Marina Lukavy, da Redação.
Publicado na edição 527, em 14 de julho de 2010