A qualidade dos projetos elaborados pela Prefeitura Municipal de Irati para buscar recursos junto ao Governo Federal foi elogiada pelo superintendente da Caixa Econômica Federal Luis Henrique Borgo. Ele destacou a eficiência da equipe da Secretaria de Planejamento. Sobretudo porque, proporcionalmente, Irati teria conseguido “emplacar” mais projetos que Ponta Grossa.
Serenidade
A serenidade do prefeito Odilon Burgath diante dos problemas que tem de enfrentar como administrador público são marcantes. Ao ser informado sobre o problema de direção perigosa envolvendo funcionários responsáveis pelo transporte de pacientes, ele comentou imediatamente o que seria feito e até agradeceu a equipe de jornalismo do Hoje Centro Sul por lhe apresentar o caso. Nada de sujeira para debaixo do tapete.
Meio termo
Em Fernandes Pinheiro, Executivo e Legislativo não conseguiram chegar a um meio termo quanto ao percentual de recursos dos orçamento a serem remanejados livremente. Em 2013, o montante foi de 40%, o que é bastante. Já para 2014, o percentual foi reduzido para 5%, o que burocratiza e dificulta a administração devido ao prazo legal de até 45 dias para aprovação de projetos de lei pelos vereadores. O prefeito Oziel Neivert expôs sua opinião sobre o fato. Já o presidente da Câmara Municipal, Eliton Rosene Pabis, recusou-se a falar com a imprensa presente na sessão extraordinária do dia 15. Tentaram obter a opinião do presidente do Legislativo, o jornal Hoje Centro Sul e as emissoras de rádio Najuá e Difusora.
Gleisi em Irati
Segundo lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT), a ministra-chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann virá a Irati no dia 14 de fevereiro para participar a posse dos membros do diretório municipal. Um grande evento está sendo organizado para reunir os integrantes do partido de todos os municípios da região Centro Sul.
Obras e congestionamento na BR 277
![]() |
A obra que inclui um viaduto, duas trincheiras e uma ponte está sendo realizada a toque de caixa, ou seja, os operários trabalham dia e noite. Atualmente, cerca de 80% dos serviços já estão concluídos pela concessionária de pedágio RodoNorte.
Na Agência Estadual de Notícias, as obras são citadas com uma parceria do Governo do Paraná com a concessionária RodoNorte. Vale até foto do governador junto aos trabalhadores, na página do colunista político Fábio Campana, que reproduzimos.
De Letícia Torres