Odilon solicita ambulâncias e veículos para transporte de pacientes

Secretário Michele Caputo Neto garantiu que em março uma ambulância será entregue a Irati


Durante reunião realizada na manhã da sexta-feira, 17, na sede da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), o prefeito de Irati, Odilon Burgath entregou um ofício ao secretário Estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, no qual solicita em caráter de urgência duas ambulâncias, uma van e um micro-ônibus para utilização no transporte de pacientes. Na ocasião, o prefeito também assinou a adesão do Município ao programa Telessaúde, que oferece consultoria técnica para os profissionais de saúde da atenção básica.

[caption id="attachment_34995" align="alignleft" width="300"]unnamed Secretário da Saúde: Anderson Sprada / Secretário: Michele Caputo Neto / Prefeito de Irati: Odilon Burgath / chefe da 4ª Regional de Saúde de Irati: João Almeida Junior / vice-prefeito: Renato Berger[/caption]

Odilon afirma que em Irati , assim como na maioria dos municípios, há uma grande dificuldade no transporte de urgência e especializado de pacientes. “Diariamente transportamos mais de 70 pacientes para serviços de média e alta complexidade, e que são exclusivos da capital ou região metropolitana. Nossa frota para este tipo de transporte, além de ser insuficiente está deteriorada, com muitos carros velhos, quebrados e que necessitam de reparos constantes, o que encarece e desqualifica o atendimento ao cidadão iratiense”, destaca o prefeito.

No ofício entregue a Caputo Neto, Odilon solicita duas ambulâncias do tipo A, teto alto, equipadas com maca retrátil, assento para equipe de transporte, rede e cilindro de oxigênio; uma van com capacidade para 17 passageiros e um micro-ônibus para 28 pessoas.

Em seu discurso, o secretário Estadual garantiu que Irati vai receber uma ambulância até o mês de março. “A licitação dos veículos foi feita em novembro, mas uma das empresas participantes entrou com um processo judicial contra a vencedora e levamos exatos 55 dias para conseguir derrubar a liminar. Assim, a empresa que venceu o certame tem até o final de fevereiro para fazer a entrega, e acredito que em março as ambulâncias já estarão à disposição dos municípios, e Irati será contemplada com uma”, explica.

Em relação aos outros veículos solicitados pelo prefeito Odilon, Caputo Neto respondeu que o Estado está adquirindo um lote com 80 ônibus que serão distribuídos em todo o Paraná. O secretário se comprometeu em disponibilizar três veículos para o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS). “Os ônibus serão utilizados por todos os municípios que compõem o CIS, e assim, os gastos também poderão ser divididos”, acrescenta.

 

TELESSAÚDE

O Telessaúde é desenvolvido pelo Ministério da Sáude em parceria com os Estados, e tem como objetivo principal qualificar o atendimento nas unidades básicas de saúde, tornando o serviço mais resolutivo e diminuindo o número de encaminhamentos desnecessários para as especialidades. “O programa possibilita que os profissionais de saúde compartilhem e busquem conhecimento através da parceria com as universidades, permitindo a eles uma segunda opinião”, ressalta Caputo Neto.

Os municípios que aderiram ao Telessaúde terão computadores, impressoras, webcams, câmeras digitais e intraorais, microfones e headphones adquiridos com recursos do Governo do Estado e do Governo Federal.

“Com este programa teremos uma qualidade maior no atendimento à população e capacitação para os profissionais de saúde. Esse trabalho conjunto vem se somar com todos os esforços que o Município de Irati tem empenhado no setor da Saúde visando melhorias na qualidade de vida dos nossos moradores”, conclui Odilon.

 

Texto e foto: Assessoria Prefeitura de Irati