Sinos da Matriz Nossa Senhora da Luz completam 60 anos

O conjunto de sinos da Matriz Nossa Senhora da Luz completa neste dia 30, sessenta anos desde sua inauguração. Para celebrar a data, às 12h (mesmo horário que foi inaugurado) desta sexta-feira, os sinos foram badalados mais uma vez; sua melodia se espalhou sobre a cidade, num momento festivo para celebrar a data. Foi num domingo, Festa de Santa Rosa de Lima, aos 30 de agosto de 1953 que os sinos em uníssono dobraram pela primeira vez sobre nossa cidade. José Varella, à época secretário da Comissão da Igreja assim se reportava dias antes da inauguração:
“.... A alma de todos está em festa. Parece-nos mesmo que, sem terem ainda tocado os sinos no alto das torres, é tal o nosso contentamento que se nos parece ouvir já no ar esses sons abençoados nos chamando à oração, nos convidando à assistência das santas missas, nos convidando a vir receber os santos sacramentos da confissão e da comunhão, nos convidando a receber a Deus Nosso Senhor na Sagrada Eucaristia, nos chamando para prantear os mortos queridos, convidando para as novenas, para a reza do santo terço, as crianças ao catecismo, a reunião das congregações, enfim, para aumentar em todos a devoção e a fé. Amanhá, como já se disse, quando no alto das torres binbalharem esses sinos, essas torres não serão mais dois braços mudos, mas dos seus braços ressoarão um hino de louvor a Deus. Ouviremos nas melodias dos seus tons e na harmonia angelical do seu conjunto a sua oração subir aos céus e espalhar-se em ondas sonoras pelo longínquo até onde alcançar o seu eco.“
O Conjunto de Sinos é formado pelos seguintes sinos, de bronze, devidamente batizados: - Sino “Nossa Senhora da Luz - Irati - 1952“ - 950 quilos - nota musical MI - Sino “Sagrado Coração de Jesus - Irati - 1952“ - 692 quilos - nota musical SOL - Sino “São Francisco de Assis” - Irati - 1952“ - 350 quilos - nota musical SI - Sino “Matriz de Nossa Senhora da Luz de Irati - 1952“ -250 quilos nota musical RÉ O peso total dos sinos somou 2.242 Kg. O suporte para a instalação dos mesmos pesou 2.560 Kg, perfazendo um total de 4.802 Kg.

[gallery ids="30341,30338,30339,30340,30342,30343"]Texto: Herculano Batista Neto
Fotos: Arquivo Letícia Torres