Programa Formação pela Escola em Irati é destaque na região

O Programa Formação pela Escola é um curso de formação continuada, on line, com apenas dois encontros presenciais e com certificação emitida pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

fomração pela escola 3O curso é oferecido através de módulos, cada qual com carga horária de 40 horas, sendo que os módulos tratam assuntos referentes aos financiamentos realizados para a Educação e é aberto a toda comunidade.

O Município de Irati fez a adesão ao Programa em 2009 e na continuidade, a cada ano que passa, aumenta o número de interessados, tanto da rede Estadual quanto Municipal de Educação.

Em 2012, a tutora Zélia Joffe foi convidada a ministrar uma oficina sobre o Programa em Foz do Iguaçu, no Evento de Formação para Novos tutores do Programa Formação pela Escola, o que demonstra a qualidade nos trabalhos oferecidos pelo Município de Irati.

Como as capacitações são realizadas por períodos (a cada dois meses), em 2013 apresentamos os seguintes resultados:

· Janeiro e fevereiro – Módulo Competências Básicas – 72 cursistas

· Março e abril - Módulo Competências Básicas – 63 cursistas

· Maio e junho – módulo PLI (Programas do Livro) – 40 cursitas

· Julho e agosto – Módulo FUNDEB – 73 cursistas (em andamento)

Para o período de setembro e outubro, provavelmente o módulo ofertado será o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola).

O Formação pela Escola vem se destacando no município e na região do NRE, pois é um dos municípios que aderiu logo no início do surgimento do Programa e mantém um atendimento, praticamente contínuo, sendo que a procura tem sido satisfatória e sempre há fila de espera.

Através dos conteúdos trabalhados em todos os módulos os resultados estão surgindo: maior fiscalização, conscientização sobre os recursos da educação e principalmente o exercício da cidadania em prol de uma educação de qualidade.

Entre os dias 07 e 08 de agosto a tutora Zélia Joffe participará de mais uma capacitação no “ I Seminário do Formação pela Escola do Município de Cascavel”. Estes encontros dão subsídios para que a cada novo curso ofertado os resultados sejam melhores.

A Secretaria Municipal de Educação mantém um cadastro permanente dos interessados nos cursos, os quais são convidados a participar, sempre que surgir nova oferta. Também é fornecido a todas as escolas municipais e estaduais uma ficha de pré-matrícula, na qual o futuro cursista registra seus dados pessoais e assinala quais os módulos que tem interesse em fazer.

Os interessados devem entrar em contato com a tutora através do telefone 3907-3120 ou pelo e-mail zeliajoffe@gmail.com

Assessoria