Novo espaço beneficia atuação da Guarda Municipal

Mesmo com a base em outro local, Parque Aquático continuará sendo monitorada pela Guarda Municipal, assim como outros prédios e locais públicos

Há uma semana a Guarda Municipal de Irati está em novo endereço, na Rua Dr. Correia, 337, na região central da cidade. Com a mudança, a Guarda Municipal e o IRATRAN (Departamento de Trânsito de Irati) estão com suas sedes administrativas no mesmo prédio, facilitando o trabalho e a interação entre eles.

sede guardaAtualmente a Guarda Municipal de Irati é composta por 38 integrantes, que atuam protegendo o patrimônio público, prevenindo sinistros, atos de vandalismo e danos ao patrimônio, garantindo assim a segurança e tranquilidade da população que vive em Irati.

A antiga base da Guarda Municipal ficava no Parque Aquático, contudo, o prédio não era adequado e o espaço era bastante limitado, sem locais para guardar equipamentos, como cones e capacetes, nem disponibilidade para vestiários masculino e feminino separados. Não havia nem mesmo garagem para as viaturas.

A localização da nova sede trouxe diversas vantagens ao órgão. “Temos mais espaço para acomodar os funcionários e toda a estrutura da Guarda Municipal. A nova localização também nos dá mais agilidade para atender as ocorrências, pois no espaço mais central demoramos menos tempo para chegarmos até os bairros”, afirma o comandante da Guarda Municipal, Averaldo Lejambre. “Mesmo com a base em outro local, Parque Aquático continuará recebendo a atenção da Guarda Municipal, assim como outros prédios e locais públicos”, complementa o comandante.

MONITORAMENTO

Em breve, destaca Lejambre, os espaços públicos iratienses devem ser monitorados por câmeras de segurança. “Essa mudança de endereço já contempla também os planos para projetos futuros. Em nossa nova sede temos espaço disponível para montar uma central de monitoramento quando as câmeras forem disponibilizadas”, revela o comandante.

HISTÓRICO

A Guarda Municipal de Irati foi criada pela Lei municipal nº 2732, em 12 de março de 2008, teve sua efetiva implantação no ano de 2012, quando o primeiro grupamento de guardas foi convocado, composto inicialmente por 19 integrantes. No mesmo ano os contratados fizeram curso de formação de Guardas Municipais, tornando-se habilitados para o pleno exercício da função. A Guarda Municipal de Irati foi oficialmente apresentada à população iratiense no dia 2 de Dezembro de 2012, na abertura oficial da 34ª festa do pêssego.

GUARDA MIRIM

O local onde a Guarda Municipal estava sediada, no Parque Aquático, foi cedido para a Guarda Mirim. Por questões legais a Guarda Mirim não podia permanecer no Centro de Convivência, onde atuava até então com algumas aulas, pois o espaço não foi construído para isso, caracterizando desvio de finalidade daquele equipamento público.

A Guarda Mirim tem um projeto importante para as crianças e adolescentes, com idade entre 8 e 17 anos, de Irati, trabalhando com o civismo e o respeito, além de manter os 103 participantes longe das ruas e da drogadição. “A mudança nos ajudará muito. As crianças terão acesso à internet para pesquisas e cursos que necessitam do acesso à rede. Teremos também uma estrutura própria para o nosso trabalho. Tudo ficará centralizado no mesmo local, facilitando a realização de atividades pelos alunos e monitores”, diz o comandante da Guarda Mirim, Ernani de Mattos.

Assessoria PMI


Texto: Carolina Filipaki


Fotos: Luiz Felipe de Carvalho