Irati inicia elaboração do Plano Municipal de Saúde

Na quinta-feira (8), membros da Câmara Técnica de Saúde de Irati iniciaram as discussões para a elaboração do Plano Municipal de Saúde, que traça metas e compromissos do setor que devem ser trabalhados pelo município. O plano deve ser entregue até o dia 30 de agosto, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde. Ele terá vigência entre 2014 e 2017, pois compreende o período entre o segundo ano da atual gestão e o primeiro ano da próxima gestão.


13760495120.23098800[1]“Com este documento vamos realizar um diagnóstico daquilo que precisa ser realizado na saúde do nosso município, com isso vamos direcionar as ações para suprir as necessidades e demandas da nossa população. Em 2013 já realizamos muitas melhorias, conquistamos a nova Unidade de Pronto Atendimento e continuaremos trabalhando para melhorar a saúde”, diz o prefeito, Odilon Burgath.


O Plano Municipal de Saúde é uma exigência da lei 8.080/90, reafirmado pelo Pacto pela Saúde de 2006. Sua elaboração e cumprimento das metas são de responsabilidade do gestor municipal. “Em Irati, optou-se por fazer o plano dentro da Câmara Técnica, que é composta por profissionais de enfermagem, médicos, dentistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistente social e psicólogo. Com isso, fortalecemos o documento, pois ele é elaborado por uma equipe multiprofissional”, explica o secretário municipal de Saúde, Leandro Ditzel.


Cinco eixos básicos devem ser contemplados pelo plano: Fortalecimento da Atenção Básica; Investimento e Infraestrutura; Vigilância em Saúde; Média e Alta Complexidade e Atendimento Especializado; e Organização da Gestão.


“É uma importante ferramenta de gestão para o secretário e sua equipe, bem como para o Conselho Municipal de Saúde, o qual irá participar da análise e aprovação. É muito importante que façamos a elaboração do plano tendo como base as propostas elencadas na XI Conferência Municipal de Saúde, pois estaremos valorizando e respeitando as diretrizes estabelecidas pelas entidades que representam toda a sociedade de Irati”, afirma o secretário.


Texto e foto: assessoria da PMI