Núcleo de Apoio à Saúde da Família está sendo implantado em Rio Azul

O Núcleo trará novos profissionais qualificados que atuarão junto às quatro equipes de Saúde da Família do Município




[caption id="attachment_24442" align="alignright" width="420" caption="A Secretaria de Saúde pretende ampliar o atendimento para a população"][/caption]

Rio Azul - O Município de Rio Azul está estruturando um Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Modalidade 2, NASF 2. O propósito é de contribuir para promover a integralidade das ações das equipes de Saúde da Família.
A secretária municipal de Saúde, Marina Woichik Veronez, conta que o NASF dará suporte às quatro equipes de Saúde da Família, que atendem 93% da população do Município de Rio Azul. "O propósito do Núcleo é ampliar e qualificar a rede de serviços já existente", enfatiza a secretária. Para isto, através do NASF 2, haverá a contratação de um psicólogo, um assistente social,um fisioterapeuta e um educador físico. Estes profissionais atuarão nos quatro locais onde atuam as equipes de saúde da família, conforme a necessidade verificada pelos médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.
Rio Azul conta com Equipes de Estratégia de Saúde da Família, ESF, na Unidade de Atenção Primária à Saúde da Família de Rio Azul (ESF 1), em Invernadinha (ESF 2), em Barra da Cachoeira (ESF 3) e no Centro de Saúde (ESF 4). Segundo Marina, as ESFs serão a referência para a atuação dos novos profissionais. "Haverá maior qualificação da assistência, contemplando e solidificando as diretrizes do SUS", explica a secretária.
A criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família em Rio Azul foi autorizada através da portaria do Ministério da Saúde N° 2.901, de 20 de dezembro de 2012, que credenciou o Município a receber os incentivos relativos ao NASF.
"Agora, estamos avaliando junto com o setor jurídico a melhor forma de fazer a contratação dos profissionais", diz Marina. Ela comenta que o programa deverá ser permanente e, por isso, estuda-se, por exemplo, a viabilidade da realização de um concurso na modalidade Emprego Público para que os profissionais sejam efetivos.






[caption id="attachment_24443" align="alignright" width="420" caption="Voltou a ser oferecido o atendimento à noite no Centro de Saúde"][/caption]

Rede de atendimento
Em Rio Azul, a rede municipal de atenção à saúde é formada por mais de 100 profissionais, alguns associados às ESFs e outros atuando diretamente na Secretaria Municipal de Saúde. São médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, técnico em radiologia, dentistas, técnicos de higiene dental, auxiliares de consultório dentário, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutico, fonoaudiólogo, veterinários, agentes comunitários de saúde, agentes de saneamento, assistentes administrativos, auxiliares de serviços gerais e motoristas. Os profissionais atendem à população gratuitamente, na cidade e no interior do município.
De acordo com a secretária Municipal de Saúde, a proposta é melhorar ainda mais a atenção básica oferecida à comunidade. Para isso, será elaborado projeto para implantação de um quinto ESF. O objetivo, segundo Marina, é que 100% da população de Rio Azul seja assistida pelas equipes de Saúde da Família.


Plantão noturno
Neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Azul voltou a oferecer atendimento no período noturno. Médicos e demais profissionais da saúde estão à disposição da comunidade entre as 17h e as 21h no Centro de Saúde. Além das consultas aos pacientes de casos urgentes, as equipes do setor de saúde também fornecem os medicamentos necessários.




[caption id="attachment_24444" align="aligncenter" width="420" caption="O Núcleo de Apoio à Saúde da Família atuará junto às ESFs"][/caption]


Texto e fotos: Letícia Torres, da Redação


Publicado na edição 657, 06 de fevereiro de 2013.