66 policiais militares da 8ª CIPM participam da Operação Nhapecani

Antes do início da operação, o major Taborda instruiu o efetivo


Centro Sul – Durante 24 de duração – das 6h da manhã de quarta (6) às 6h da manhã de quinta, 66 policiais da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar aplicaram as atividades da segunda etapa da Operação Nhapecani – a primeira foi realizada em dezembro. Desenvolvida em todo o Estado do Paraná, a operação contou com respaldo de outros órgãos públicos e objetivou aplicar ações específicas de controle da criminalidade, e se desenvolveu através de operações bloqueios, pente fino nas cadeias públicas e arrastões e fiscalizações em estabelecimentos comerciais. Em todos os dez municípios da circunscrição da 8ª CIPM, as ações foram desenvolvidas de forma sincronizada.

[caption id="attachment_24592" align="alignright" width="245" caption="Dezoito celulares e 40g de maconha foram encontrados em operação bate grade na cadeia de Irati"][/caption]

Segundo o comandante da 8ª CIPM, major Renato dos Santos Taborda, o resultado atingido pela operação ficou dentro da expectativa inicial. “Foram 24 horas de operação, onde procuramos demonstrar à população que a Polícia Militar do Paraná se preocupa com a segurança dos cidadãos e que o trabalho preventivo é de fundamental importância no controle dos índices de criminalidade”, destaca o major.

Antes do início da operação, às 6h da manhã de quarta (6), o efetivo de 66 policiais que se envolveram na operação recebeu instruções do major a respeito das missões que seriam desempenhadas ao longo do dia. A primeira ação foi o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em casas iratienses. Os mandados foram expedidos pela Vara Criminal do município e visavam a busca de drogas ou objetos de origem ilícita. Nessas buscas, nada de ilegal foi encontrado e os mandados foram executados sem alterações.

[caption id="attachment_24593" align="alignleft" width="245" caption="Bloqueios e fiscalizações foram realizados nas entradas das cidades da 8ª CIPM"][/caption]

Uma pessoa foi presa em Prudentópolis sob a acusação de duplo homicídio. A prisão ocorreu a partir de um mandado também expedido pela Vara Criminal de Irati. De acordo com o setor de comunicação social da 8ª CIPM, a equipe da Agência Local de Inteligência foi em busca de informações sobre o paradeiro do suspeito e, durante as buscas, obteve informações de que a pessoa estaria residindo no município de Prudentópolis. Os dados foram repassados aos PMs de lá, que foram ao local apontado e cumpriram o mandado.

Ao longo de 24 horas de operação, foram abordadas 637 pessoas e 380 veículos, com prioridade a motocicletas. Também foram realizadas operações de bloqueio em todas as cidades abrangidas pela 8ª Companhia, notadamente nas entradas e saídas dessas cidades. Em alguns municípios, a PM recebeu apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) para a abordagem dos veículos. Tal procedimento resultou na apreensão de quatro veículos.Três deles eram motos com pendências na documentação. Também foram feitas cinco notificações de trânsito.

Durante a tarde, a PM prestou apoio aos agentes penitenciários da Delegacia de Polícia Civil de Irati, numa operação “bate grade”, em que é aplicada uma revista minuciosa nas celas da carceragem. Nesse pente fino foram localizados, dentro das celas, uma série de objetos proibidos para os reclusos: 18 aparelhos celulares, 40 gramas de substância análoga a maconha e diversos estoques – armas brancas improvisadas.

No início da noite, juntamente com a Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e Setor de Tributação da Prefeitura Municipal de Irati, foram vistoriados diversos estabelecimentos comerciais. Enquanto a abordagem da Polícia Militar se concentrava na busca de possíveis armas ou drogas, as equipes da Prefeitura Municipal e da Vigilância Sanitária fiscalizavam os alvarás, licenciamento e condições de higiene dos estabelecimentos.

Texto: EK, da Redação, com informações da PM


Fotos: 8ª CIPM


Publicado na edição 658, de 13 de fevereiro de 2013