Na ocasião, também ficaram conhecidas as novas composições das comissões permanentes
[caption id="attachment_23413" align="alignright" width="323" caption="Chapa eleita: Alceu Hreciuk (2º secretário); Emiliano Gomes (1º secretário); Amilton Komnitski (presidente) e José Kffuri (vice)"]
Irati - Sete vereadores eleitos e três reeleitos tomaram posse de seus cargos na última segunda (31), durante cerimônia no Plenário da Câmara Municipal de Irati, marcando, assim, a instalação da 25ª Legislatura. A nova presidência da Câmara assume a gestão da Mesa Diretora pelo biênio 2013-2014. O vereador Amilton Komnitski, o mais velho entre eles, presidiu interinamente a sessão, conforme preceitua o regimento interno. Rafael Lucas foi o secretário interino da sessão.
Por ordem alfabética, os dez vereadores foram convocados, um a um, para prestar seus juramentos, comprometendo-se a observar as Constituições Federal e Estadual, a Lei Orgânica Municipal e a trabalhar pelo desenvolvimento e progresso da cidade de Irati.
Amilton Komnitski, Alceu Hreciuk, Antonio Celso de Souza, Emiliano Gomes, Helio de Mello, José Renato Kffuri, Rafael Felipe Lucas, Valdenei Cabral, Vilson Menon e Wilson Karas, um após o outro, prestaram seus compromissos e discursaram, em síntese, agradecendo a oportunidade de representar o povo de Irati na Câmara, o apoio de suas famílias e de suas coligações. O coletivo dos novos vereadores discursou a favor de deixar de lado as diferenças entre os partidos e considerou que as divergências são saudáveis, mas que não podem comprometer o trabalho pelos interesses da sociedade, na busca do desenvolvimento econômico, da justiça social e de geração de empregos, saúde e educação.
[caption id="attachment_23414" align="alignright" width="336" caption="Após a contagem dos votos, o empate persistiu em dois escrutínios consecutivos"]
A sessão foi suspensa por 20 minutos para a eleição da presidência para o biênio 2013-2014 e das Comissões Permanentes da Câmara: Justiça e Redação; Finanças e Orçamento; Obras, Serviços Públicos e Agricultura e de Educação, Saúde e Assistência Social. De acordo com o artigo 3 do Regimento Interno, a chapa para a presidência precisa ser aprovada pela maioria absoluta dos vereadores, ou seja, no mínimo receber seis votos favoráveis. Com empate, há uma nova eleição na sequência e, persistindo o empate, se considera eleito o presidente com maior idade.
Foi o que aconteceu na eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Irati. Duas chapas concorreram. A primeira, composta por: presidente Helio de Mello; vice Valdenei Cabral; primeiro secretário, Rafael Felipe Lucas e segundo secretário Antonio Celso de Souza. Pela segunda chapa, que foi a eleita, concorreram: presidente Amilton Komnitski; vice José Renato Kffuri; primeiro secretário Emiliano Gomes e segundo secretário Alceu Hreciuk. Em duas votações subsequentes persistiu o empate e prevaleceu, portanto, o critério maior idade do candidato a presidente, no caso, Amilton Komnitski.
[caption id="attachment_23415" align="alignright" width="215" caption="O novo presidente da Câmara, Amilton Komnitski presta seu compromisso ao tomar posse"]
Comissões
As comissões permanentes para o biênio 2013-2014 ficaram assim compostas:
- Justiça e Redação: presidente Antônio Celso de Souza; secretário-relator Rafael Felipe Lucas; membro Vilson Menon;
- Finanças e Orçamento: presidente Vilson Menon; secretário-relator Emiliano Gomes; membro Valdenei Cabral;
- Obras, Serviços Públicos e Agricultura: presidente Valdenei Cabral; secretário-relator Alceu Hreciuk, membro Wilson Karas;
- Educação, Saúde e Assistência Social: presidente José Renato Kffuri; secretário-relator Alceu Hreciuk; membro Antônio Celso de Souza.
Texto e fotos: Edilson Kernicki, da redação
Publicado na edição 653, 04 de janeiro de 2013.