Projeto que dispõe sobre a Política Municipal de Educação Popular em Saúde é aprovado - Jornal Iratiin

Recente

Home Top Ad

Post Top Ad

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Projeto que dispõe sobre a Política Municipal de Educação Popular em Saúde é aprovado

O Vereador Roni Surek, proponente da indicação que sugeriu ao Executivo o projeto popularmente conhecido como das “benzedeiras”, elogiou o trabalho das 187 curandeiras cadastradas em Irati


Sem novos projetos de lei, foram lidos no Expediente da Sessão Ordinária do dia 17 de julho dois pedidos de licença dos vereadores. Na Ordem do Dia, sete projetos foram apreciados e aprovados. A Tribuna Popular foi utilizada pelo Chefe do Núcleo Regional da SEAB, Igor Felipe Zampier, que esclareceu em relação as ações do Governo do Estado com a Patrulha Rural.

O Vereador Marcelo Rodrigues solicitou licença para tratar de interesses particulares, do seu cargo de vereador pelo prazo de 69 dias, período compreendido entre 1º de agosto até 8 de outubro. O Vereador Rogério Luís Kuhn também solicitou licença para tratar de interesses particulares pelo prazo de 31 dias, período compreendido entre 1º e 31 de agosto deste ano.

ORDEM DO DIA
Sem projetos a serem aprovados em primeira votação, foram analisados e aprovados em segunda votação por unanimidade de votos os projetos de lei do Executivo nº 041/2018, que dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária para o exercício 2019; nº 078/2018, que declara de Utilidade Pública no Município a Sociedade Ucraniano-Brasileira de Irati – SUBRASI; nº 079/2018, altera o Art. 2º e Art. 18 da Lei nº 3992/2015, visando adequar a presente legislação municipal a realidade sócio-educativa-pedagógica das escolas municipais; nº 080/2018, que autoriza o Executivo a conceder premiação ao Concurso Fotográfico “Irati em Imagens – VI Concurso Fotográfico Pe. Tadeu Dziedzic” e “V Concurso de Vídeo João Wasilewski”; nº 081/2018, autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial na importância de até R$ 175.000,00 os quais serão repassados ao Provopar e o nº 082/2018, institui as cores oficiais dos bens públicos do Município.

Já o Projeto de Lei nº 083/2018, que dispõe sobre a Política Municipal de Educação Popular em Saúde, valorizando os saberes populares, a ancestralidade, o incentivo, a produção individual e a coletiva de conhecimentos e sua inserção no sistema municipal de saúde foi bastante discutido e aprovado por oito votos contra os votos dos vereadores Rogério Luís Kun e Alberto Schereda.

PALAVRA-LIVRE
O vereador Alberto Schereda convidou a população para o Culto Ecumênico que será realizado nesta quarta-feira (18), no Pavilhão de Exposições João Wasilewski no Parque Aquático, a partir das 19 horas. “Momento em que agradeceremos a Deus e pediremos a Ele que abençoe as famílias, as empresas da cidade e os trabalhadores para que tenhamos uma Irati mais próspera”, destacou.
Valdenei Cabral da Silva elogiou a realização do 30º Rodeio Crioulo de Integração. “Parabéns ao Executivo, secretários e colaboradores. Faz 35 anos que participo em todo o Estado do Paraná de Rodeios e nos orgulhamos de ter o maior em Irati, o qual voltou às suas identidades. 189 equipes de laços adultos e somando pias, guris e prendas passaram de 200. Mais de mil competidores. No sábado passaram cerca de 50 mil pessoas pelo CT. Durante os três dias em torno de 100 mil pessoas”, comemorou. Cabral que também agradeceu o Executivo, ao secretário Anselmo e colaboradores pelas melhorias realizadas na comunidade do Guamirim. “Todos os acessos da comunidade, Loteamento Bogucheski e o Loteamento Matozo foram recuperados. Soubemos também que as melhorias na Campinha do Guamirim iniciam-se na próxima segunda (23)”. 

Antes de concluir, Valdenei citou o recesso parlamentar que está se iniciando. “Recesso significa que não teremos sessões ordinárias nas duas próximas semanas, mas não é férias. Estarei na cidade e no interior trabalhando, meu celular está disponível 24 horas”, finalizou o vereador parabenizando ainda os vereadores pela condução dos trabalhos neste semestre que se conclui. “Encerramos com pauta limpa. Todos os projetos foram analisados pelas comissões, entramos em recesso com o sentimento de compromisso e obrigação cumpridos”.

O Vice-presidente da Câmara, vereador Roni Surek, elogiou a decisão da prefeitura de encerrar com o “inferninho”. “Dessa vez pudemos ouvir as narrações emocionantes e acompanhar a artística, foi um verdadeiro show. Mas, ainda falta CTGs na artística nos representando”. O vereador relembrou a noite do dia 12 de julho, de homenagem as ex-vereadoras de Irati, quando conheceu pessoalmente o famoso ex-vereador Mineiro. “Oportunidade em que escutei da boca do prefeito Jorge, que relembrou um pedido do Mineiro de florir a entrada de Irati, algo que venho cobrando muito aqui. Estou feliz porque o prefeito afirmou que vai atender”. Sobre o projeto das Benzedeiras, aprovado, Roni contou que em Irati tem 187 benzedeiras devidamente cadastradas. “Gostaria que nas filas do SUS o atendimento pudesse ser tão rápido como na casa dessas curandeiras, que não interessa a hora largam tudo para atender o povo”. Surek parabenizou Irati pelos 111 anos e também os municípios de Teixeira Soares e Rio Azul. Sobre o recesso, o vereador disse que continuará dando atendimento no seu gabinete e fiscalizando. 

Para concluir, Roni contou que no próximo sábado (21), acontece a convenção do PROS, com a presença de pré-candidatos. “Recebi o convite para disputar o próximo pleito como candidato a deputado estadual. É uma decisão difícil e corajosa, até porque sinto a falta de gente deste chão e que tem cheiro de Irati e região Centro-sul na Assembleia Legislativa. Precisamos ter voz. Eu e o Marcelo, não somos os melhores, mas fica garantido que não somos os piores e jamais envergonharíamos Irati e região”.

TRIBUNA POPULAR
O Chefe do Núcleo Regional da Seab, Igor Felipe Zampier, se pronunciou em relação as ações do Governo do Estado com a Patrulha Rural. Sua explanação foi baseada no pronunciamento do Vereador Roni Surek, que discorreu sobre o assunto na Sessão do dia 26 de junho. Ao final, os vereadores fizeram questionamentos em relação ao tema e demais perguntas relacionadas a Secretaria da Agricultura e Abastecimento.

Antes de encerrar a Sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Irati, vereador Helio de Mello, comunicou o início do recesso parlamentar nesta quarta-feira (18 de Julho), informando que a próxima Sessão Ordinária será realizada no dia 7 de agosto, no horário regimental.

Informações:
Assessoria