Ordem de Serviço para construção de nova escola é assinada

Legislativo e Executivo assinam Ordem de Serviço para construção da escola no bairro Vila Nova

Na tarde do dia 19, aconteceu na Escola Municipal Antonina Fillus Panka, a assinatura da Ordem de Serviço para construção da nova Escola no bairro Vila Nova. O vereador Helio de Mello, presidente da Câmara Municipal de Irati, juntamente com os vereadores Alberto Schereda, Edson Luís Elias e Marcelo Rodrigues marcaram presença ao lado do prefeito Jorge Derbli, da secretária de educação, Rita Almeida e da diretora da escola, Silvana Rzepka. Em outubro do ano passado, a Câmara repassou, com suas economias, R$ 360 mil para compra do terreno que vai abrigar a nova escola.

A obra está sendo viabilizada no terreno adquirido pela Câmara, com recursos do Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O valor previsto é de R$ 1.146.943,46. A edificação, com área total de 1.130 m², terá seis salas de aula, cozinha, refeitório, setor administrativo, sanitários, além de biblioteca e setor de informática. Na área externa, além da estrutura convencional, também está previsto espaço para horta. A área total do terreno soma mais de 6 mil m². 

Na época, a iniciativa do repasse se deu, segundo o presidente da Casa, Helio de Mello, a partir de um pedido da direção da escola, da comunidade e do ex-vereador mirim Lucas Andrei Gonçalves e sua suplente Mayara Milena de Paula. “Durante visita na escola para mobilizar e incentivar a participação dos alunos no Programa Câmara Mirim, a diretora Silvana Rzepka, junto com a coordenadora da secretaria de educação, Dione Cristina, informaram que a comunidade vinha lutando para aquisição de um terreno para a construção da nova escola, tendo em vista, que o município já possuía o valor nos cofres para construção da mesma. Esta luta foi reforçada pelo trabalho desenvolvido pela direção, coordenação e APMF e pelo requerimento apresentado pelos ex-vereadores mirins, Lucas e Mayara, que demonstraram o sonho do bairro e dos alunos de terem uma nova escola com espaço mais amplo, inclusive para a prática de esportes”, contou Helio de Mello. 

O Presidente reafirmou a importância do repasse feito pelo Poder Legislativo, para que o município não precisasse devolver o recurso já garantindo para construção da escola. Durante a assinatura da Ordem de Serviço, Helio reforçou mais uma vez a sugestão oriunda da própria comunidade. “A ideia é que, com a mudança da escola para o novo espaço, a escola antiga abrigue o Centro Municipal de Educação Infantil do bairro “Anjo da Guarda” e o CMEI antigo, depois de reformado, seja transformado em Capela Mortuária”, enfatizou.

O prefeito Jorge Derbli, durante a cerimônia de assinatura, comentou sobre a ótima relação existente entre os poderes Executivo e Legislativo, a qual beneficiou o bairro Vila Nova. “Realizamos a reforma total da quadra esportiva no bairro. O serviço de dragagem do Rio das Antas também iniciou na Vila Nova. E agora, vamos realizar o sonho desta comunidade com a construção de um novo e moderno espaço para a educação”, comemorou.

A Diretora da escola, Silvana Rzepka, agradeceu aos vereadores, prefeito, equipe da escola e a todos que de alguma forma contribuíram para que este sonho fosse concretizado na Vila Nova. A obra deve ter início nos próximos dias, tendo em vista, que a empresa já recebeu a ordem de serviço.

Texto e foto:
Assessoria de Imprensa