“Dia do Gaúcho” deverá marcar comemorações tradicionalistas no município


“Os valores do culto à tradição são o nativismo, a coragem, a hospitalidade, a honra, o respeito à palavra empenhada e o cavalheirismo”, afirmou Roni Surek (PROS).
.
“Enaltecer o ápice das comemorações da Revolução Farroupilha e dedicar a data à preservação e resgate das tradições e da cultura gaúcha no município, este é o objetivo do Projeto de Lei nº 037/2017, que institui o Dia Municipal do Gaúcho, afirma o autor do PL, Vereador Roni Surek. Aprovado por unanimidade de votos, a proposição segue agora para sanção do prefeito.

Conforme a Lei, o “Dia Municipal do Gaúcho”, deverá ser comemorado anualmente no dia 20 de setembro. A data comemorativa também fica incluída no Calendário Oficial de Eventos e Festividades do Município. O evento poderá ser comemorado em qualquer outra data, desde que seja dentro do mês referido.

Para o autor do projeto, Roni Surek, nosso município apresenta traços culturais marcados pelo tradicionalismo, com participação da população em festividades e em Centros de Tradição Gaúcha. “A Semana Farroupilha e o Dia do Gaúcho merecem ser anualmente lembrados e celebrados, com o envolvimento de autoridades e populares”, destacou o vereador justificando o objetivo da propositura para que seja institucionalizada a data, valorizando o folclore e a cultura iratiense. “O tradicionalismo é o movimento popular que mais cresce no Brasil auxiliando os municípios e o Estado na consecução do bem coletivo, através de ações que o povo pratica com o fim de reforçar o núcleo de sua cultura”, concluiu Surek.

Texto e foto:
Assessoria