RIO AZUL - Secretaria vem aplicando novo formato no setor de Saúde

O município de Rio Azul vem aplicando em um novo formato em atendimento no setor de Saúde, com foco em tornar o serviço cada dia mais humanizado e de qualidade aos usuários. Há cerca de um mês, a Secretaria de Saúde está sob o comando de Rosane Schirlo. Veja a seguir:



Entre as notícias positivas da pasta está que durante todo o mês de novembro será realizado um mutirão que irá destinar 95 mamografias a pacientes do município. “No sábado, dia 11, foram realizados 20 exames de mamografias, e esse número de exames continuará sendo ofertado nos próximos finais de semana na Secretaria”, conta a secretária.

Rosane menciona que no dia 25 de novembro serão disponibilizadas a população 40 ecografias e 20 mamografias. Ainda, em alusão ao mês Novembro Azul, que reforça os cuidados da saúde do homem, a secretária fala que no dia 28 será realizado um evento especial para este público. O evento vai ser na Casa da Cultura.

“Todos estão convidados a participar. Igualmente como fizemos eventos para a saúde da mulher, agora estamos fazendo para a do homem, é muito importante os públicos realizarem os exames preventivos”, comenta Rosane.

Entre as ações explanadas pelo prefeito Rodrigo Solda, está o reforço da equipe da Secretaria de Saúde. “Sobre a questão dos médicos está ocorrendo uma migração e gerenciamento dos setores de atendimento. Recentemente, também recebemos mais um profissional do Programa Mais Médicos que está realizado o trabalho na área rural do município”, comenta.

O prefeito conta que pretende investir em um atendimento mais homogêneo. “Muitas pessoas que precisam de atendimento em saúde moram em locais mais afastados, eu gostaria de levar para todas as comunidades o mesmo atendimento, mas isso é um ideal. A realidade é outra”, comenta Solda.

A situação do atendimento especializado também foi abordada pelo prefeito. “Recebemos o setor com o acúmulo de procedimentos pendentes. Desde que assumimos retomamos o atendimento através do Consórcio de Saúde. Um exemplo, é que somente em um dia foram encaminhados 40 pacientes para atendimento oftalmológico”, destaca.

Ele comenta que um dos desafios é que as pessoas tenham a real noção de como funciona o setor da Saúde no município. “Falo isso da saúde básica, é preciso ter o conhecimento de quais os objetivos e as responsabilidades da saúde pública no município. Pois o sistema é tripartite, há responsabilidades que são do Governo Federal, outras do Estado, e as do Município”, explica.

Reportagem:
Adriana Souza 

Vídeo:
Sergio Popo