Processo Seletivo IFPR 2018: inscrições começam dia 01 de setembro


Os editais do Processo Seletivo IFPR 2018  foram disponibilizados nesta terça-feira (29) no site da Funtef, organizadora do certame. No total, são ofertadas 160 vagas para o Campus Irati nos cursos técnicos de nível médio e 80 nos superiores. A novidade para este ano é a inclusão do curso superior de Licenciatura em Química. O Campus Irati oferece ainda o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, sendo ambos no período noturno. São ainda ofertados os cursos técnicos na forma integrado ao Ensino Médio em Agroecologia e em Informática – um curso integrado é aquele no qual o estudante, a partir de uma única matrícula na instituição, conclui o Ensino Médio juntamente a uma habilitação profissional técnica de nível médio. Estes cursos são ofertados para o turno matutino e vespertino.

Os cursos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) são gratuitos (não há cobrança de mensalidade). O Instituto conta com um qualificado corpo técnico e docente, fator que, aliado à qualidade e dedicação dos estudantes, tem garantido um elevado nível de ensino, além de resultados expressivos no que diz respeito à pesquisa e à extensão.

INSCRIÇÕES
As inscrições para o processo seletivo custam R$ 50 e devem ser efetuadas pela página da Funtef. As inscrições podem ser realizadas de 01 de setembro a 08 de outubro de 2017, somente pela internet. As provas serão aplicadas no dia 19 de novembro.

Poderá ser concedida isenção dessa taxa ao candidato que comprove não poder arcar com tal ônus. Os pedidos de isenção devem ser apresentados de 01 a 18 de setembro de 2017, conforme estabelecem os editais do processo.


INCLUSÃO SOCIAL
Do total de vagas, 80% são destinadas à inclusão social e 20% à concorrência geral. Das vagas reservadas à inclusão, 60% são voltadas a estudantes de escolas públicas, 10% para candidatos pretos ou pardos, 5% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência. Os editais criam categorias que visam garantir e incentivar o acesso de candidatos pretos, pardos, indígenas e com deficiência. No caso das vagas para estudantes de escolas públicas (60% do total), por exemplo, foi estabelecida uma divisão garantindo que metade dessas vagas seja ocupada por estudantes cujas famílias tenham renda per capita de até um salário mínimo e meio, considerando a reserva de vagas proporcional para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. O detalhamento dessas categorias está disponível nos anexos dos editais que regem o processo.

PROVAS
As provas serão aplicadas em uma única fase no dia 19 de novembro, das 14h às 18h. 


Texto e arte:
Assessoria de Comunicação