Vereadores Mirins solicitam melhorias nas escolas

Aconteceu na manhã de quarta-feira (9), a 1ª Sessão Ordinária da Câmara Mirim de Irati – Legislatura 2017. Alunos, pais, professores e diretores do município participaram da Sessão. Também marcaram presença a secretária de educação Rita Almeida, o Presidente Helio de Mello e os vereadores Roni Surek, Alberto Schereda, José Bodnar, Marcelo Rodrigues e Edson Luís Elias.

Na Ordem do Dia, os mirins apresentaram oito requerimentos solicitando a construção de três salas de aula na Escola Municipal Ana Amaral Gruber; informações em relação a ordem de serviço já assinada para construção de uma nova escola no bairro Vila Nova; instalação de um parque na Escola Municipal João Paulo II; construção de travessia elevada em frente à Escola Municipal da Lagoa, bem como, implantação de sinalização; instalação de uma tela de proteção ao redor do muro da Escola Municipal Mercedes Braga; fechamento das laterais da quadra de esportes da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo; melhorias nas vias do bairro Lagoa, especialmente na rua que dá acesso da Escola Municipal São Valdomiro e estudos para implantação, nas escolas municipais, através de uma parceria com as Secretarias Municipais, do “Projeto Solidariedade: um gesto que só depende de você – Campanha em prol do Asilo Santa Rita”, para arrecadar produtos de higiene pessoal e peças de vestuários.

Durante a discussão, os mirins explanaram sobre as dificuldades, necessidades e importância das solicitações mencionadas, as quais foram aprovadas por unanimidade de votos e serão encaminhadas ao executivo, que deverá tomar as providências necessárias.

PALAVRA-LIVRE
O vereador Luiz Henrique Leite e o suplente João Marcos Pedreiro da Escola Municipal Olaria Filipaki fizeram um convite a população para a Festa da Primavera da escola, que acontecerá no dia 3 de setembro, com desfile, comidas típicas e muita diversão. O vereador João Alfredo Schindler Batista e a suplente Ayslin Cansian Serbai da Escola Matilde Araújo do Nascimento convidaram a todos para a homenagem aos pais que será realizada no dia 11 de agosto às 18h30 no Ginásio Municipal de Esportes. O vereador Lucas Andrei Gonçalves e sua suplente Mayara Milena de Paula da Escola Municipal Antonina Filus Panka também convidaram os pais para a homenagem que será realizada nesta sexta-feira (11), às 19 horas no pátio da escola.

O vice-presidente Raul Zainedin da Rocha e sua suplente Julia Heloisa Filus da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo discorreram sobre a biografia do ilustre Gaspar Valenga, justificando a paralisação das aulas no dia 7 de agosto. “Não paramos por motivo de recesso, férias ou festividades, mas sim por luto, em respeito ao falecimento do ilustre Senhor Gaspar Valenga, um grande amigo, que esteve na escola pela última vez no mês de julho, contando um pouco de sua história de vida, enfatizando a profissão de ferreiro. Pessoa querida, exemplo de caridade, honestidade, bondade, sabedoria e fé. Temos certeza que continua conosco, pois não está longe de nós, quem está de perto de Deus”, afirmaram os mirins. Para encerrar os discursos da Sessão, a suplente da Escola Municipal da Lagoa, Briena Setnarski do Bonfim deixou uma reflexão para o Dia dos Pais. 

O Presidente da Câmara Municipal de Irati, vereador Helio de Mello, resumiu a sessão como uma “verdadeira aula de cidadania”. Mello disse ainda que assinará junto os requerimentos dos mirins, “todos de extrema importância, voltados ao bem comum”. Registrou também seu agradecimento aos pais, lembrando o saudoso Gaspar Valenga, “ferreiro que aprendeu a ler e escrever através dos jornais e da força de vontade, o qual muito contribuiu para a formação do nosso município”.

A Presidente da Casa, Luana Maria Batista da Luz, encerrou as atividades convocando os mirins para a próxima sessão ordinária a ser realizada no dia 4 de outubro, às 9 horas.

Leia também a matéria no site da Câmara.

Texto e foto:
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Irati