TRÂNSITO - Alterações no Centro de Irati

No último dia 01, aconteceu reunião da Comissão Municipal de Trânsito, onde várias propostas, processos, ofícios e requerimentos foram discutidos.

Em decisão conjunta, algumas alterações no sentido do trânsito na área central foram aprovadas e serão aplicadas nos próximos dias, o que exigirá máxima atenção dos motoristas. Haverá, inclusive, orientação pela Guarda Municipal, com distribuição de panfletos, com vários dias de antecedência.

CRUZAMENTO
Rua da Liberdade com Rua XV de Novembro
Uma das propostas que entrará em vigor, é com relação à Rua da Liberdade no ponto em que cruza com a Rua 15 de Novembro. Em ambos os sentidos de quem trafega pela Rua da Liberdade, será proibida a conversão à esquerda para acessar a Rua 15 de Novembro.

“A medida visa eliminar o trânsito caótico em forma de ‘xis’ naquele ponto central da cidade e que representa alto risco de acidentes”, explica Dagoberto Waydzik, secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo. No cruzamento com a Rua 15 de Novembro, quem trafegar pela Rua da Liberdade, só poderá dobrar à direita ou seguir em frente, não podendo mais convergir à esquerda.

MÃO DUPLA
Também serão implantadas, após devida e ampla orientação aos motoristas, mão dupla em duas ruas que atualmente são de mão única.

Uma delas será a Rua Alfredo Bufren, no trecho que vem da Praça Etelvina Gomes até a rotatória que converge à Avenida Vicente Machado e à Rua Doutor Correia, atrás do prédio da Prefeitura. Hoje o sentido é único nesta direção, mas passará a ser duplo, após todo o processo de sinalização e orientação aos motoristas.

Também a Rua Coronel Pires terá parte do seu trajeto funcionando em mão dupla. Entre a Rua 15 de Julho, proximidades da Delegacia de Polícia Civil, até a Praça Etelvina Gomes, atualmente o sentido é único, mas passará a ser de mão dupla.

Dagoberto Waydzik comenta que as alterações nestas duas ruas visam diminuir o congestionamento de veículos que ocorre na Rua 15 de Julho, em certos dias e horários, como na hora do almoço e final da tarde, ou nos dias em que funciona a feira de hortifrutigranjeiros.

As mudanças não ocorrerão de imediato, mas apenas após intensa campanha de esclarecimentos e orientações e implantação de sinalização horizontal e vertical.

Segue abaixo arte com esquema das alterações que irão ocorrer:


Texto e arte:
Assessoria de Comunicação