Produtores de Irati participam da Agroleite em Castro


Durante a quarta-feira (16), 42 produtores de leite de Irati visitaram a Agroleite, o mais completo evento da cadeia leiteira do Paraná, que acontece em agosto, na cidade de Castro. A feira, que prossegue até sábado (19), é voltada em grande parte para o lançamento de produtos, novas tecnologias e serviços relacionados à área.

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Irati e Emater levou produtores iratienses para conhecerem e otimizarem o ramo leiteiro no município. “Desde a viagem, a gente já veio conversando com os produtores e tirando muitas dúvidas. A Agroleite está sendo uma oportunidade para que eles conheçam mais e melhorem sua produção”, disse o secretário de Agricultura, Raimundo Gnatkowski. O recurso para a viagem dos produtores foi viabilizado pelo programa estadual, Pró-Rural. “Trouxemos um bom número de agricultores de Irati para visitar a feira. Nosso objetivo é que eles vejam estas novas tecnologias para o pequeno, médio e grande produtor”, resumiu Bruno Krevoruczka, da Emater.

VISITA APROVADA
Eliseu Fiori, que é morador da comunidade de Rio Corrente, trabalha com produção de leite há 10 anos. “Em nossa propriedade, trabalhamos com a saída de 130 litros de leite por dia, sendo vendidos para uma empresa de laticínios. Tudo que a gente viu aqui serve para melhorarmos nosso trabalho”.

O casal, Rosana e Antonio Bartiko, que estão no ramo há 15 anos, ficaram impressionados com a estrutura da feira. “Estamos conhecendo novas máquinas para o produutor de todo o tamanho. A visita está sendo muito válida”. A família também trabalha com cultivo de soja, milho e feijão em sua propriedade.

Paulo Mazur do Rio corrente, veio pela primeira vez à Castro para a Agroleite. “Estou muito contente de vir pra cá para conhecer os novos maquinários e tudo que envolve a produção leiteira. Estou começando com o leite agora, fabricando queijo e requeijão”, conta ele.

ASSOCIAÇÃO
O município veio com novidades da feira. “Nós queremos montar a Associação dos Produtores de Leite de Irati para que a gente consiga recursos para comprar equipamentos para atender a nossa pecuária leiteira. Esta é uma oportunidade de trazer produtores para conhecerem inovação, tecnologia e genética. Queremos que os produtores vejam o que tem de mais moderno e consigam melhorar, por meio desse conhecimento, a rentabilidade do leite em Irati”, afirmou o prefeito Jorge Derbli, que também esteve na Agroleite. Gnatkowski e a equipe da Secretaria de Agricultura estão estudando a formação da Associação para que seja consolidada e realmente faça a diferença na vida dos produtores de leite da cidade.

A programação do dia teve fórum da pecuária leiteira, dia de campo sobre pastagem, explanação da dinâmica de máquinas utilizadas na produção e painel técnico da ovinocultura, onde se discutiu genética, alimentação, qualidade animal, qualidade do leite e tecnologias voltadas ao setor. No final do dia, houve o julgamento da raça holandesa e premiação dos vencedores do troféu Agroleite.


Texto e foto:
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Irati