IRATI - Recadastramento eleitoral biométrico chega a 45%

Segundo o Fórum Eleitoral, em Irati o recadastramento eleitoral biométrico já atingiu 45% do público esperado pelo TRE, desde que foi iniciado, em 15 de junho. Para a 34ª Zona Eleitoral, que compreende também o município de Inácio Martins, o recadastramento vai até o dia 15 de dezembro.

Em Irati, de acordo com o órgão, são 43.830 eleitores, dos quais 20.145 já efetuaram o cadastro obrigatório. A média de atendimento, conforme constatada pelo Fórum Eleitoral, está satisfatória, mas ainda serão estudadas alternativas para estimular a procura antecipada, bem antes do prazo final de dezembro, como eventual atendimento aos sábados e outras medidas.

ALERTA
“É muito importante que cada cidadão iratiense que ainda não fez o recadastramento biométrico do seu título de eleitor, compareça ao Fórum Eleitoral, para realizar o procedimento. Quem não fizer, terá seu título cancelado, e poderá pagar multa”, adverte o prefeito Jorge Derbli, que efetuou seu recadastramento no último dia 18.

“Além disso, quem não fizer a atualização, corre o risco de ter o seu CPF suspenso, e de perder benefícios, como o Bolsa Família, e ter problemas com financiamentos, como o Pronaf e outros”, complementa o prefeito.

Até mesmo quem não pratica mais o exercício do voto, como o caso de idosos e outras categorias, deve efetuar obrigatoriamente o recadastramento. Para proceder a nova documentação digital, é necessário levar título de eleitor, documento com foto, CPF e comprovante de residência.

O atendimento está sendo prestado de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h15, sem intervalo para almoço, no Fórum Eleitoral, à Rua João Stoklos, 200. O atendimento pode ser agendado, para mais rapidez no procedimento. Informações pelo telefone 3422 1939.

MENOS FILAS
A implantação do sistema biométrico no pleito eleitoral acelera o processo de conferência dos dados do eleitor, propiciando a eliminação das filas nas sessões eleitorais em períodos de votação.

Para dar condições de suprir este atendimento foi necessária implantação de estrutura especial para atender e acomodar o eleitor, inclusive com a contratação de estagiários especificamente para esta finalidade.

Texto e foto:
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Irati