HPV - Vacina disponível para público de 15 a 26 anos

A Secretaria Municipal de Saúde de Irati comunica que está disponível temporariamente a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV), para público de 15 a 26 anos, em todas as unidades de saúde que têm sala de vacina, em horário normal de atendimento.

O setor de epidemiologia esclarece que são três doses, sendo uma aplicada no primeiro contato, a segunda em dois meses e a terceira em seis meses.

Além do atendimento temporário à faixa etária de 15 a 26 anos, a vacina contra o HPV também está disponível para meninas entre nove a 15 anos, e para meninos entre 11 a 15 anos. Em ambos os casos são duas doses, com intervalo de seis meses.

Para receber a vacina é necessário levar o cartão SUS, um documento de identificação e a carteira de vacinas. Informações pelo telefone 3907 3065.

ORIENTAÇÕES
Denise Homiak Fernandes, profissional responsável pela Vigilância Epidemiológica de Irati, alerta ainda que é muito importante que as mulheres que já tiveram alteração no exame preventivo papanicolau (NIC 1, 2 ou 3), procurarem essa vacina para diminuir risco de novas alterações.

A vacina previne infecções persistentes e lesões pré-cancerosas causadas pelos tipos de HPV 6,11,16 e 18 e o câncer de colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus e verrugas genitais, os chamados condiloma.

Segundo o Ministério da Saúde, 137 mil novos casos são registrados por ano no Brasil. Esse vírus é tido como o responsável por 90% dos casos de câncer de colo do útero, além de atuar como protagonista em casos de câncer de pênis. Ele é o principal responsável por inúmeras doenças da região genital. Assim como as verrugas na região genital e da boca, os cânceres causados pelo vírus do papiloma humano são recorrentes no colo do útero, vulva, pênis e pele.

No município de Irati, a Secretaria de Saúde explica que em cinco meses avaliados, houve mais de 70 casos confirmados por contaminação pelo vírus HPV em exames de papanicolau. Em 2017, já ocorreram três óbitos por câncer de colo de útero somente em Irati, razão pela qual a realização da vacina é extremamente importante.

Fonte:
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Irati