Legislatura 2017 - Vereadores Mirins e Suplentes prestam juramento e são empossados


Nesta quarta-feira (5), foi realizada a Sessão Solene de Posse dos Vereadores Mirins – Legislatura 2017, os quais prestaram compromisso na Tribuna e foram empossados e diplomados. Participaram da solenidade, o Presidente da Câmara Helio de Mello, o vice-prefeito Amilton Komnitski, a secretária municipal de educação, Rita Almeida, secretários, vereadores, professores e pais.

A Sessão Solene foi realizada nos termos da Lei 3.481 e da Resolução nº 02/2012, cujo objetivo é promover a interação entre a Câmara de Vereadores e a comunidade, através das escolas. Na sua 6ª edição, segundo o Presidente Helio de Mello, a Câmara Mirim vem possibilitando aos vereadores a participação na vida pública, estimulando a cidadania, o civismo e fazendo com que os estudantes desde cedo desenvolvam um senso crítico mais apurado e que a nova geração tenha cada vez mais lideranças, com pensamentos voltados à prática da boa política. Helio cumprimentou os vereadores mirins “os quais partir de hoje assumem uma grande responsabilidade, representando seus colegas de escola, comunidade, bairro e local onde vivem”.

O vice-prefeito Amilton Komnitski cumprimentou a todos, em especial os vereadores mirins. “Mais um ano deste importante projeto. Meus cumprimentos aos colaboradores e responsáveis. A formação recebida a partir de hoje irá contribuir para que os mirins tenham grandes oportunidades no futuro e tornem-se cidadãos de bem, ajudando no crescimento da nossa cidade. O sucesso é daqueles que batalham, e vocês estão no caminho. Parabéns”.

A secretária municipal de educação, Rita Almeida afirmou que este é um momento emocionante para Irati. “Assim como os mirins afirmaram no juramento, deverão desempenhar responsavelmente o mandato a eles conferido, buscando o engrandecimento do município. 10 escolas participantes, agradeço as diretoras que encamparam a ideia. Os mirins deverão atender as reivindicações e necessidades da comunidade e da escola. Aproveito a oportunidade para contar que no dia 4, foi homologada a contratação da empresa para confecção dos uniformes escolares”, afirmou a secretária destacando mais uma vez a importância deste projeto, que busca a formação dos alunos, mostrando a política limpa, sadia e de bons exemplos.

O vereador e presidente da comissão de educação, saúde e assistência social, Roni Surek, agradeceu pela oportunidade de participar deste projeto idealizado pelo ex-vereador Rafael Felipe Lucas. “As crianças educadas hoje, possivelmente, não precisarão serem punidas amanhã. Neste ano, temos feito junto com os vereadores um trabalho diferenciado nessa Casa, pela primeira vez, estamos visitando as escolas, conhecendo de perto as diretoras e professoras. Parabéns diretoras pela higiene, cuidado e trabalho nas escolas”, enfatizou Surek recitando uma frase “Aqueles que não buscam conhecimento, permanecem vivendo na escuridão. Deixai vir a nós as criancinhas. Felizes são aqueles que tem o coração de criança, porque estes herdarão o reino dos céus”.

POSSE DA MESA DIRETORA

Para a eleição da Mesa Diretora - exercício de 2017, a Sessão foi suspensa para que os vereadores fizessem a escolha através do voto, que foi bastante disputada. A mesa ficou comporta da seguinte maneira: Presidente – Luana Maria Batista da Luz (Escola Municipal João Paulo II); Vice-presidente: Raul Zainedin da Rocha (Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo); 1º Secretária: Geovana Setnarski (Escola Municipal São Valdomiro) e 2º Secretário: Lorenzo Polesello (Escola Municipal Tancredo Martins).

O Presidente Helio saudou mais uma vez os Mirins pela participação neste Programa, que os tornará multiplicadores em suas escolas e comunidades, além de ser uma experiência e um aprendizado para a vida toda. A Presidente da Mesa Diretora da Câmara Mirim, Luana Maria Batista da Luz encerrou os trabalhos da Sessão agradecendo a confiança e o voto recebido dos colegas e registrou a alegria e a satisfação de presidir esta Mesa da Legislatura 2017.

A 1ª Sessão Ordinária da Câmara Mirim será realizada no dia 9 de agosto, às 9 horas na sede da Câmara.

Vereadores Mirins / Suplentes e Escolas:

Legislatura 2017

Escola Municipal João Paulo II

Vereadora Luana Maria Batista da Luz

Suplente – Monica Chaves Jukoski

Escola Municipal Olaria Filipaki

Vereador – Luiz Henrique Leite

Suplente – João Marcos Pedreiro

Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo

Vereador - Raul Zainedin da Rocha

Suplente – Julia Heloisa Fillus

Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento

Vereador – João Alferedo Schindler Batista

Suplente – Ayslin Cansian Serbai

Escola Municipal São Valdomiro

Vereadora – Geovana Setnarski

Suplente – Kauã Matheus de Jesus

Escola Municipal Ana Amaral Gruber

Vereador – Bruno Otávio Bonfim de Mattos

Suplente – Graciele Aparecida Minella

Escola Municipal Antonina Fillus Panka

Vereador: Lucas Andrei Gonçalves

Suplente: Mayara Milena de Paula

Escola Municipal da Lagoa

Vereadora - Nicolly Soares da Silva

Suplente – Briena Setnarski do Bonfim

Escola Municipal Mercedes Braga

Vereadora – Crislaine da Silva Glogovski

Suplente – Franciane da Silva

Escola Municipal Tancredo Martins

Vereador: Lorenzo Polesello

Suplente – Tainara Batista


(Assessoria Câmara Municipal de Irati)