Jorge Derbli visita autor do Hino de Irati

O prefeito Jorge Derbli esteve na última segunda-feira (24) em Curitiba para uma série de compromissos administrativos, mas reservou tempo para fazer uma visita ao autor do Hino de Irati - PR, composição que está completando 60 anos neste mês.

Sílvio Francisco Ribeiro é o compositor de letra e música da canção adotada desde 1957, elaborada especialmente para os festejos do 50º aniversário de Irati. A composição foi vencedora em concurso instituído pela comissão responsável pelo calendário na época, e o então Hino do Cinquentenário de Irati, seria oficializado como Hino do Município, pela Lei Municipal 571, de 05 de abril de 1983.

Jorge Derbli levou pessoalmente ao compositor um kit de lembranças de Irati, entre elas, a imagem de Nossa Senhora das Graças entalhada em madeira e produtos locais. “É uma grande satisfação estarmos encontrando esta brilhante figura, que integra a história de nosso município, o autor deste símbolo que cantamos com muito orgulho em nossas cerimônias oficiais”, destacou o prefeito em seu perfil pessoal na internet. “O povo de Irati agradece ao grande artista Sílvio Ribeiro pelo seu talento e pelo carinho que tem pela nossa terra. Estamos muito gratos por isso”, complementou Derbli.

Sílvio Ribeiro, hoje com 97 anos, agradeceu à lembrança e disse estar emocionado pela visita. “Sempre digo que esse hino só me trouxe alegrias. O prefeito foi muito elogioso comigo, mas eu é quem agradeço por tudo que recebi. Os 23 anos em que morei em Irati foi o período que me proporcionou muitas coisas boas, inclusive foi onde nasceram meus três filhos. Tenho a satisfação de dizer que aquele povo mora no meu coração”, declarou o compositor.

OBRA
“Irati, Irati, cidade amada” é o verso preferido de Sílvio Francisco Ribeiro, autor de letra e música do Hino de Irati. Também são de sua autoria o Hino do Rotary Club de Irati e o Hino do Centenário de Imbituva, que foi oficializado como Hino do Município de Imbituva. Registro raro na história musical brasileira, 50 anos após a composição do Hino de Irati, Sílvio compôs outra música comemorativa ao município, a Canção do Centenário “Como Nasceu em Irati”, lançada em 2007.

Filho de Manoel Penteado Ribeiro e Angelina D´Antoni Ribeiro, Silvio nasceu em 31 de dezembro de 1919 em Imbituva. Ainda na infância iniciou seus estudos de violino.

De 1943 a 1945 esteve à disposição do Exército Brasileiro e chegou a ser convocado para a 2ª Guerra Mundial. Encerrou a carreira militar como sargento no Centro de Preparação dos Oficiais de Reserva. Em 1945 casou-se com Maria de Lourdes Martini e fixou residência em Irati, onde nasceram seus filhos Manoel Ubiratan, Alberto Irazê e Jussara Maria.

Sílvio Ribeiro foi comerciante no ramo de peças e automóveis, integrou o Rotary Club, a diretoria da Sociedade Beneficente Cultural Iratiense (SBCI) e presidiu o Clube do Comércio. Reside em Curitiba desde 1968.

Texto e foto:
Assessoria de Comunicação