Irati inaugura novo Pronto Atendimento


O município de Irati promoveu na manhã desta terça-feira (11) a entrega da Unidade de Saúde da Fósforo, que fica na Rua Vitória de Monte Castelo, esquina com a Rua João Zerpellon. O local será utilizado, a partir da quinta-feira (20), para abrigar o Pronto Atendimento 24 horas, que vai passar por reforma. Na ocasião, também foram entregues veículos para as secretarias e foi realizada a recepção aos novos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde.

Fazendo parte do calendário oficial do aniversário de 110 anos da cidade, a Secretaria de Saúde de Irati promoveu três ações. Além da unidade de saúde, ocorreu também a entrega da UTI Móvel – que foi conquistada por meio do Governo do Estado do Paraná, e de duas ambulâncias de simples remoção com recursos próprios municipais. Os agentes comunitários e de endemias foram recepcionados para iniciarem suas atividades.

“Hoje é um dia de muitas alegrias. Acompanhei, desde o começo, quando o Anderson Sprada (enfermeiro) sonhou com a obra. A unidade básica de saúde da Fósforo receberá o Pronto Atendimento, pois o prédio atual, Ildefonso Zanetti, será reformado. A mudança vai ocorrer na próxima semana para iniciarmos o atendimento”, disse o secretário de Saúde, Agostinho Basso.

O secretário citou alguns dos avanços nos primeiros seis meses da gestão 2017-2020. “Estávamos com 8.425 pessoas esperando consulta, exames e cirurgias e já reduzimos para quatro mil. Zeramos a fila de tomografias e estamos quase finalizando de colonoscopia”. Agostinho também falou da implantação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família e da ampliação de três equipes de saúde da família, aumentando a cobertura para 48% no município.

Outra melhoria significativa ressaltada pelo secretário foi a mudança do credenciamento dos médicos, que atendiam por consulta. Hoje, os profissionais recebem por plantão de quatro ou seis horas. Também foi implantada a Comissão de Controle Interno na Secretaria de Saúde.

O prefeito Jorge Derbli, em seu discurso, relembrou que, nos períodos de campanha eleitoral, ele e o vice Amilton falavam muito que era necessário humanizar o atendimento e trabalhar com força pela saúde de Irati. “E nós estamos realizando isso, pois queremos atender bem o povo. A obra é bonita e muito bem estruturada, mas de nada adianta sem o calor humano dos profissionais que vão trabalhar aqui”.

Derbli acolheu os novos agentes, reforçando que o município está contratando estes 60 profissionais que farão parte do quadro de funcionários da Prefeitura. “Estamos dando oportunidade de trabalho e, consequentemente, gerando renda para a cidade, sem falar que eles vão auxiliar para melhorar o atendimento na saúde”. O prefeito finalizou, dizendo que o intuito de sua equipe é cuidar dos iratienses.

MAIS VEÍCULOS
Além dos veículos para a Secretaria de Saúde, o prefeito fez a entrega de automóveis para a Secretaria de Saúde, Educação, Gabinete, Secretaria de Serviços Rurais e Urbanos e uma van para a Secretaria de Assistência Social, para as Residências Inclusivas, recebida por meio do Governo do Estado do Paraná.

AUTORIDADES PRESENTES
Estiveram presentes no evento o secretariado municipal, o vice-prefeito Amilton Komnitski, profissionais da área de saúde, os vereadores Soldado Elias, Alberto Schereda e Roni Surek, representantes do governo federal e estadual. Por ser uma obra iniciada na gestão anterior, o prefeito Jorge Derbli convidou o ex-prefeito, Odilon Burgath, e o ex vice-prefeito, Renato Berger, que acompanharam a solenidade.

Texto e fotos:
Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Irati