IRATI - Guarda Municipal socorre bebê


Na tarde de segunda-feira (03), a Guarda Municipal de Irati efetuava ronda de rotina pela Avenida Noé Rebesco, quando um veículo Gol branco, que vinha em direção à cidade, parou. Duas senhoras que estavam no carro, aflitas, acenaram para os guardas municipais que estavam na viatura.

No colo de uma delas, estava um bebê do sexo masculino, com um mês de vida, sem nenhum sinal de respiração. Segundo a avô, que o carregava, o menino engasgou com a mamadeira e parou de respirar. Ela, que é moradora do Bairro Lagoa, pediu socorro à vizinha que então pegou rapidamente o carro para procurar auxílio.

Era 14h45, e os guardas municipais Aline Lisboa, Fagner Landucci e Adriano Gura, que efetuavam a ronda, imediatamente iniciaram os procedimentos de emergência, para os quais foram treinados. Enquanto Aline ligava para o Corpo de Bombeiros, Adriano acalmava a avó do garoto, que estava naturalmente muito nervosa. Coube ao guarda Fagner efetuar massagem nas costas do bebê, buscando reverter a situação, o que acabou acontecendo em seguida.

Da abordagem até o desfecho, em que o bebê saiu da situação de desmaio, passaram-se cerca de quatro minutos. Os bombeiros se deslocaram muito rapidamente, mas quando chegaram ao local, o menino já respirava normalmente e estava consciente. Os três guardas, mais tarde, foram visita-lo na Santa Casa, e se asseguraram que, graças à rápida atuação, estava tudo bem.

CAPACITAÇÃO
A Guarda Municipal passou por diversas capacitações e treinamentos a fim de estar devidamente preparada para atender vários tipos de situação, sendo um destes, com os bombeiros, exatamente relacionado a engasgo. Isso ocorre quando a traqueia é bloqueada por líquidos, alimentos ou qualquer tipo de objeto, e requer ação rápida e com discernimento.

Os guardas relataram que já atenderam outras circunstâncias, como a de pessoas se sentindo mal, ou necessitando de algum tipo de ajuda, mas que este foi o primeiro procedimento em que interviram diretamente, com providências urgentes para salvar uma vida.

Criada em 2012, a Guarda Municipal é considerada estratégia de extrema importância para zelar pelo bem dos cidadãos iratienses e pela segurança patrimonial.

Durante algum tempo, teve sua função desviada para a de agente de estacionamento, atendendo o sistema de Estacionamento Regulamentado (EstaR) nas principais ruas da cidade. Os guardas que prestaram o atendimento admitem que, caso esta distorção não tivesse sido corrigida pela administração, e estivessem ainda cumprindo rotina no EstaR, a situação com o bebê poderia ter outro desfecho.

Agora, de fato, a Guarda Municipal está desempenhando o serviço inerente à função para a qual foi criada e treinada.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Irati

Siga-nos no Instagram